A Libertadores conheceu seus primeiros classificados às quartas de final. Na noite dessa terça-feira (20), o Fluminense derrotou o Grêmio nos pênaltis, enquanto o Atlético Mineiro eliminou o San Lorenzo, proporcionando mais um confronto entre brasileiros no torneio.
Às 19h, o Fluminense passou sufoco, mas venceu o Grêmio por 2 a 1 no Maracanã, se classificando nas penalidades máximas. Com um primeiro tempo avassalador, Thiago Silva marcou de cabeça em cobrança de escanteio, enquanto Jhon Arias ampliou para os mandantes, de pênalti. Na etapa final, o Imortal cresceu na partida e levou o jogo para os pênaltis, com Gustavo Nunes.
Nas cobranças, o Tricolor das Laranjeiras começou em desvantagem, com Ganso chutando a bola na trave. O cenário ficou favorável para o atual campeão da Libertadores apenas nas penalidades seguintes, após Fábio defender os pênaltis de Nathan e Cristaldo. No final, Arias novamente converteu para o Fluminense, que se classificou às quartas do torneio.
Encerrando a noite, o Atlético Mineiro ganhou do San Lorenzo por 1 a 0 em casa e avançou na competição. Depois de uma primeira etapa sem criatividade e tensa para o torcedor atleticano, Scarpa cruzou com qualidade para a área e Battaglia marcou de cabeça, classificando o Galo. O final do jogo ainda foi marcado por confusão entre torcedores argentinos e policiais, que jogaram gás de pimenta para conter o tumulto.
Com isso, Fluminense e Atlético Mineiro foi o primeiro confronto das quartas de final definido. Os dois times devem se enfrentar entre os dias 18 e 25 de setembro.