Um dos maiores jogadores da história da Alemanha se despediu de sua seleção na manhã desta quarta-feira (21). Campeão do mundo na Copa de 2014, o goleiro Manoel Neuer anunciou a sua aposentadoria após 15 anos atuando pela equipe alemã.
Em suas redes sociais, o atleta de 38 anos comunicou sua decisão aos torcedores. Na postagem, Neuer afirmou que se concentrará agora totalmente ao Bayern de Munique, clube onde atua. “Após discussão longa e intensiva com minha família e amigos, decidi encerrar minha carreira na seleção. Todo mundo que me conhece sabe que essa decisão não foi fácil para mim. Me sinto muito bem fisicamente e com certeza a Copa de 2026 me atrairia bastante. Ao mesmo tempo, estou convencido de que agora é exatamente a hora de dar esse passo e me concentrar totalmente no Bayern no futuro”, explicou.
Neuer foi goleiro da Seleção Alemã entre 2009 e 2024, atuando grande parte dos jogos como titular. Ao todo, o atleta fez 124 jogos pela equipe, sendo o quinto jogador com mais partidas pela equipe.
Pela Seleção Alemã, Neuer conquistou a Copa do Mundo de 2014, onde foi um dos melhores jogadores, e a Copa das Confederações de 2017. Sua última participação pela equipe foi na Eurocopa 2024, sendo eliminado nas quartas de final pela Espanha, na prorrogação.
Confira a mensagem de Manuel Neuer na íntegra
Caros fãs, querido futebol da Alemanha,
Depois de mais de 15 anos e 124 jogos nacionais, a minha carreira na seleção alemã de futebol termina hoje. Quem me conhece sabe que não tomei essa decisão de ânimo leve. Eu me sinto muito bem fisicamente e é claro que a Copa do Mundo de 2026 nos EUA, Canadá e México também teria ficado irritada. No entanto, depois de muitas discussões intensas e longas com a minha família e amigos, decidi que agora é a altura certa para encerrar o meu capítulo no National Eleven.
Olhando para trás hoje, encho-me de orgulho e gratidão! Não menos importante porque no dia 13 de julho de 2014 conseguimos realizar nosso grande sonho e juntos nos tornamos campeões mundiais no Brasil. Durante um total de 7 anos e 61 jogos, foi-me permitido - até a minha lesão - liderar a seleção alemã como capitão em campo. Uma honra que sempre apreciei.
O Campeonato Europeu em casa deste ano foi outro destaque, mesmo que infelizmente não tenha sido o suficiente para o título. Porque em cada segundo eu senti uma euforia e coesão muito especiais em todo o país. Vamos ter isso em mente!
Muito obrigado a todos os funcionários, supervisores, treinadores e também colegas jogadores que me apoiam desde a minha estreia na seleção no dia 02 de junho de 2009!
E quero agradecer especialmente a vocês, queridos fãs, por me apoiarem durante todos estes anos!
Adorei usar a camisa da seleção.