A medalhista de bronze no skate street feminino nas Olimpíadas de Paris 2024 , Rayssa Leal , viralizou nas redes sociais ao usar a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), normalmente utilizada por pessoas surdas, para dizer a frase “Jesus é o caminho, a verdade e a vida”. Ela fez isso durante a disputa das finais do skate street, realizada neste domingo (28).
Durante sua execução, a atleta alcançou a nota mais alta da história das Olimpíadas durante a fase de manobras. Depois disso, assim que percebeu que estava na mira das câmeras, Rayssa Leal gesticulou a frase.
Ofensa aos cristãos nas Olimpíadas
Durante a cerimônia de abertura dos Jogos de Paris, na sexta-feira (26), foi retratado uma encenação do famoso quadro “Última Ceia”, de Leonardo da Vinci, porém com as protagonistas sendo drag queens. A ação foi vista como um escárnio por muitos cristãos.
A obra, conhecida mundialmente, já foi retratada diversas vezes. Diante do descontentamento de religiosos, o diretor artístico, Thomas Jolly, negou que sua intenção seja de provocar. “Meu desejo não é ser subversivo, nem zombar ou chocar. Acima de tudo, queria enviar uma mensagem de amor, uma mensagem de inclusão e não de divisão”, explicou.
Entretanto, a Conferência dos Bispos da Igreja Católica Francesa, e outros líderes religiosos ao redor do mundo, repudiaram a encenação. “Nossos pensamentos estão com todos os cristãos de todos os continentes que foram feridos pela ofensa e provocação de certas cenas. Esperamos que eles entendam que a celebração olímpica se estende muito além das preferências ideológicas de alguns artistas”, disseram os bispos.