Já em solo francês, a piauiense Juliana Viana realizou nesse sábado (20), seu primeiro trabalho no palco principal do badminton, nas Olimpíadas de Paris 2024, a Arena Porte de la Chapelle. A atleta será a representante do Brasil na modalidade, ao lado do carioca Ygor Coelho. Além disso, Juliana também publicou em suas redes sociais um treinamento em uma quadra olímpica.
Em suas redes sociais, Juliana Viana mostrou a Arena Porte de la Chapelle e que está oficialmente credenciada nas Olímpiadas de Paris 2024. Além disso, a piauiense publicou sua primeira atividade de treino com a espanhola Carolina Marín, campeã olímpica no Jogos do Rio em 2016.
No feminino, Juliana Viana enfrentará Supanida Katethong, da Tailândia, e Lo Sin Yan Happy, de Hong Kong, no Grupo D. A piauiense chegou em Paris há pouco maia de 10 dias e fará sua primeira participação nos Jogos Olímpicos. Natural de Teresina, a atleta tem apenas 19 anos se tornou a brasileira mais jovem da história classificada para as Olimpíadas.
A piauiense foi convocada dia 30 de abril, após última atualização do ranking da Federação Internacional de Badminton (BWF), aparecendo na 47ª posição com 30039 pontos, representando o Brasil no simples feminino, ficando na 25ª entre os classificados para as Olímpiadas de Paris 2024, conforme a regulação de distribuição de vagas da competição. Na ocasião, os 35 melhores se garantem no evento.
E os feitos de Juliana Viana não param por aí. A piauiense se classificou como a terceira das Américas e a primeira sul-americana como 48ª do ranking mundial, se tornou a primeira brasileira a se qualificar aos Jogos Olímpicos abaixo da 50ª colocação. Entre seus maiores títulos de expressão, estão a medalha de ouro nos Jogos Sul-Americanos de 2022 e bronze no Jogos-Panamericanos em 2023.