Um homem francês foi condenado a dois anos de prisão por ameaças online e suspeita de planejar um ataque ao revezamento da tocha olímpica, de acordo com informações divulgadas neste sábado (20), pelas autoridades francesas. Além disso, o homem é suspeito de ser um simpatizante do neonazismo.

O jovem, que não teve a sua identidade revelada, tem 19 anos e foi sentenciado na última sexta-feira (19), após julgamento. Ele foi acusado de compartilhar instruções de como fazer bombas caseiras, junto a ameaças de morte e divulgação de informações pessoais. Além disso, o acusado compartilhava mensagens de ódio nas redes sociais.

De acordo com o comunicado, o jovem era líder de um grupo chamado “Divisão Ariana Francesa”, no Telegram, nome ligado ao neonazismo. O suspeito de terrorismo começou a ser investigado, após os comentários de ódio voltados para os Jogos Olímpicos de Paris .

As Olímpiadas de Paris estão marcadas para acontecer na próxima sexta-feira (26), e possui uma operação de segurança especializada, contando com 45 mil policiais e uma força militar de mais de 10 mil pessoas.