O treinador Gareth Southgate pediu demissão do comando da Inglaterra após perder a final da Eurocopa no último domingo (14). O anúncio foi feito pela federação da seleção nas redes sociais.
“Como um inglês orgulhoso, foi a honra da minha vida jogar pela Inglaterra e treinar a Inglaterra. Isso significou tudo para mim e eu dei tudo de mim. Mas é hora de mudança e de um novo capítulo. A final de domingo, em Berlim, contra a Espanha, foi meu último jogo como técnico da Inglaterra”, declarou.
Southgate comandou a Inglaterra por quase oito anos, sendo o treinador mais longevo da história da seleção. Com ele, os Três Leões chegaram a semifinal da Copa do Mundo de 2018 e às quartas da Copa do Mundo de 2022. Além disso, a Seleção Inglesa foi vice-campeã duas vezes seguidas da Eurocopa.
No entanto, o treinador sempre sofreu críticas por conta do futebol mal jogado e escalações polêmicas, acumulando um rebaixamento na Liga das Nações em 2023. Entre os prováveis sucessores de Southgate, estão Graham Potter e Thomas Tuchel.