Por conta da tragédia provocada por fortes chuvas no Rio Grande do Sul, o Ministro do Esporte, André Fufuca declarou que faz um movimento junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para suspender as competições organizadas pela entidade. Fufuca reforçou que deseja a paralisação dos campeonatos masculinos e femininos.

As declarações foram dadas em entrevista para a ESPN, com o ministro reforçando que o cenário atual não permite o andamento dos Campeonatos Brasileiros. “Diante do cenário de calamidade pública e das severas consequências das enchentes para a população do Rio Grande do Sul, defenderemos junto à CBF a suspensão temporária Campeonatos Brasileiros de Futebol masculino e feminino”.

André Fufuca também afirmou que vai enviar um ofício ainda nesta sexta-feira (10) à CBF, pedindo para que as competições sejam adiadas. A medida não será apenas para clubes da Série A e B, e sim todas as séries do futebol brasileiro.

“Criar uma bolha como foi criado na NBA na pandemia? E os times da série C e D do Rio Grande do Sul? Deveria ser paralisado. É um prejuízo humanitário e esportivo. Parar por duas semanas seria razoável. Enviaremos ofício nesta sexta-feira para a CBF, nos colocando à disposição para dialogar e encontrar um caminho conjunto".

Até o momento apenas os jogos das equipes do Rio Grande do Sul foram suspensas por 20 dias pela CBF. A entidade também não deu parecer sobre uma possível paralisação geral de todos os campeonatos.