Na tarde deste sábado (23), o “país do futebol” enfrentará a nação que criou o esporte. No estádio Wembley, Brasil e Inglaterra jogarão em um amistoso, que será a estreia do técnico Dorival Jr no comando da Amarelinha. Por isso, o GP1 Esporte fez uma análise sobre o adversário da equipe pentacampeã e das prováveis dificuldades na partida.
História
A Inglaterra é uma equipe tradicional no cenário das seleções mundiais, tendo conquistado uma Copa do Mundo em 1966. Na ocasião, a equipe liderada por Bobby Charlton venceu a Alemanha por 4 a 2, na prorrogação, em um jogo marcado por polêmicas.
Mesmo com apenas um título mundial, a Seleção Inglesa costuma ter boas equipes nos torneios. Uma campanha de destaque ocorreu em 2002, quando os Três Leões enfrentaram o Brasil nas quartas de final da Copa do Mundo e foram derrotados por 2 a 1.
Em relação à Eurocopa , a Inglaterra nunca conquistou um título na competição. Sua melhor campanha foi em 2021, quando chegou na final, mas perdeu para a Itália nos pênaltis.
Grandes jogadores
Mesmo com a geração campeã em 1966, que teve Bobby Charlton como principal jogador, foi a partir da década de 1990 que a Inglaterra passou a ter grandes atletas no cenário mundial, principalmente com o crescimento da Premier League. Nomes que fizeram história nos Três Leões foram alguns como Frank Lampard, David Bechkam, Steven Gerrard e Wayne Rooney.
O maior artilheiro da equipe é o atacante Harry Kane, com 61 gols em 87 jogos. Em seguida, vem Wayne Rooney, ídolo do Manchester United, com 53 gols em 120 partidas.
Geração atual promissora
Além dos nomes consagrados no futebol de clubes, como Harry Kane e Jordan Henderson, a Seleção Inglesa é considerada uma das mais talentosas atualmente. O principal destaque atual é o meio-campista Jude Bellingham, do Real Madrid, com apenas 20 anos.
Além dele, outros talentos incluem Phil Foden, Cole Palmer, Declan Rice e Buyako Saka. Todos eles são jogadores destacados em clubes competitivos da Premier League, como Arsenal e Manchester City.
Provável cenário
A Inglaterra enfrenta dificuldades semelhantes às do Brasil atualmente. Ambas as equipes têm um ataque extremamente eficiente e jovem, mas com incertezas e dificuldades defensivas.
No caso da Seleção Inglesa, a zaga ainda é frágil, principalmente quando comparada ao talento do setor ofensivo, o que pode gerar boas oportunidades para os jogadores brasileiros Vini Jr e Rodrygo. No entanto, a defesa da Amarelinha pode ter dificuldades em conter os ataques da Inglaterra, devido ao forte meio-campo liderado por Jude Bellingham.