Fundador da única equipe brasileira da Fórmula 1 , Wilson Fittipaldi Júnior morreu aos 80 anos nesta sexta-feira (23), vítima de complicações de uma parada cardíaca sofrida em dezembro após engasgo. O ex-piloto fundou a Copersucar, ao lado de seu irmão mais novo Emerson Fittipaldi .
Wilsinho, como era conhecido, estava internado no Hospital Prevent Senior de São Paulo desde o Natal de 2023, após se engasgar com um pedaço de carne e sofrer uma parada cardíaca. Após o caso, Wilsinho foi encaminhado para o hospital, onde foi entubado e sob sedação.
Devido à gravidade do caso, o ex-piloto de F1 precisou passar por uma traqueostomia e até chegou a ser extubado. Em janeiro, Wilsinho chegou a ser transferido da UTI para um quarto do hospital. Após novas complicações, o ex-piloto não resistiu e morreu.
Wilsinho conquistou uma grande carreira no automobilismo ao competir pela categoria por três temporadas, duas pela Brabham e uma pela Copersucar, equipe que fundou ao lado de seu irmão Emerson Fittipaldi. Após se aposentar da categoria, Wilsinho continuou na Fórmula 1 como chefe de equipe da Copersucar.
Além da Fórmula 1, Wilsinho também comandou as pistas em outras categorias do automobilismo. Nas décadas de 80 e 90, o ex-piloto participou de cinco temporadas da Stock Car e ainda fez parceria com Emerson Fittipaldi em 2008 no Campeonato Brasileiro de GT3.