A France Football entregou na tarde dessa segunda-feira (28) o prêmio Bola de Ouro, que consagra o melhor jogador do mundo, ao espanhol Rodri . No entanto, o brasileiro Vini Jr. , que também estava concorrendo, obteve números de destaque e era o franco favorito antes do anúncio.

Pensando nisso, o GP1 Esporte realizou um levantamento dos números de ambos os jogadores na temporada 2023/2024, envolvendo o número de jogos em que estiveram presentes, gols marcados, assistências concedidas e títulos conquistados com seus respectivos clubes e seleções.

Foto: Reprodução/Twitter
Rodri e Vinicius Júnior

Número de jogos

Jogador essencial no esquema tático montado por Pep Guardiola, técnico do Manchester City, Rodri entrou em campo em 50 oportunidades pelo clube inglês durante a temporada 2023/2024. Com a camisa da Espanha, o volante somou oito partidas, incluindo participações em amistosos e na Eurocopa.

Já Vini Jr., atacante principal da equipe do Real Madrid, sofreu com uma lesão no bíceps femoral da perna esquerda em novembro de 2023, durante partida entre Brasil e Colômbia, nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, retornando apenas em fevereiro de 2024. Por conta disso, o brasileiro participou de 39 jogos pelo Real Madrid e cinco pela Seleção Brasileira.

Gols e assistências

Em gols, Rodri não superou Vini Jr., anotando 12 tentos em 58 partidas, o que representa uma média de 0,21 gols por jogo. Já o atacante brasileiro, somando participações pelo clube e pela Seleção Brasileira, contabilizou ao todo 26 gols em 46 duelos, o que representa uma média de 0,57 tentos por jogo.

Em relação às assistências, Rodri possui uma leve vantagem sobre Vini Jr. O espanhol concedeu 13 passes para gol, enquanto o brasileiro serviu aos companheiros de equipe em 10 oportunidades.

Títulos

Em campo, Vini Jr. foi peça fundamental para o Real Madrid na conquista de três títulos: Liga dos Campeões, Supercopa da Espanha e Campeonato Espanhol. Na final da Champions, o brasileiro balançou as redes, marcando o gol decisivo do título; já na decisão da Supercopa da Espanha, o camisa 7 foi o responsável por um hat-trick contra o Barcelona.

Rodri, por sua vez, foi peça fundamental no meio-campo do City e da Espanha, conquistando na temporada 2023/2024 o Mundial de Clubes, a Supercopa da Europa, a Premier League e a Eurocopa. No entanto, o volante não obteve destaque na Premier League, com Phil Foden, seu companheiro de clube, sendo eleito o melhor jogador. Na Euro, Rodri se destacou e foi escolhido, ao lado de Nico Williams e Yamal, como um dos melhores da competição.