Mesmo sem jogar, as chances do Botafogo de se sagrar campeão do Brasileirão aumentaram em 11,6% e foi parar em 46,8% após a vitória do Flamengo em cima do Palmeiras na noite dessa quarta-feira (08). Na última segunda-feira (07), o Glorioso tinha visto suas chances despencarem drasticamente para 35,2%, depois de mais uma derrota na competição. Os números são do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Com a derrota do Palmeiras, o Alviverde Paulista perdeu a oportunidade de ultrapassar o adversário a liderança e continuou com a mesma quantidade de pontos que o Alvinegro Carioca: 59 pontos, mas é necessário lembrar que o Botafogo tem dois jogos a menos e ainda vai entrar em campo nesta quinta-feira (09).
Porém, agora quem sonha, mesmo que ainda seja improvável, com o título do Brasileirão, é a equipe do Flamengo. O clube carioca ainda possui um jogo a menos, que vai ser disputado contra o Bragantino no dia 23 de novembro, mas chegou aos 56 pontos, estando a apenas três pontos atrás do Botafogo.
Antes, o Rubro-Negro tinha apenas 1,6% de chance de ser campeão, mas com a vitória, mais do que triplicou as suas probabilidades e mesmo que remotas, possui 5,4% de possibilidade de levantar a taça no final da temporada. É válido também relembrar que dentre os 6 jogos restantes do Flamengo, 4 serão disputados dentro do Maracanã.
Já Palmeiras e Bragantino tiveram as suas chances de ser campeão diminuídas após suas respectivas derrotas. O Alviverde Paulista que antes tinha 25,4% de possibilidade de levantar a taça, agora possui 17%. Já o Massa Bruta, que havia chegado aos 32,3%, despencou para os 22,1%.
Chances de ser campeão
Botafogo – 46,8%
Bragantino – 22,1%
Palmeiras – 17%
Grêmio – 8%
Flamengo – 5,4%
Atlético-MG – 0,75%