Um dos maiores clássicos do futebol ganhará mais um capítulo na noite desta terça-feira (21). Brasil e Argentina se enfrentam às 21h30, no Maracanã, em um importante confronto para a Seleção Canarinho se recuperar da má fase das Eliminatórias da Copa de 2026 e que possivelmente será o último jogo de Lionel Messi em solo brasileiro.

Em retrospecto, Brasil e Argentina já se enfrentaram 108 vezes, contando torneios como Copa do Mundo, Eliminatórias, Copa América e amistosos. O clássico é bastante equilibrado, com 43 vitórias da Seleção Canarinho, 39 do time rival e 26 empates.

O último confronto entre as duas seleções foi um 0 a 0 pelas Eliminatórias em 2021. No retrospecto recente, a Argentina leva a melhor, já que conquistou no mesmo ano a Copa América no Maracanã, título que tirou o jejum da equipe liderada por Messi.

Como deve vir o Brasil

A Seleção Brasileira vive mau momento com Fernando Diniz, com quatro jogos sem vencer, incluindo uma derrota de virada para a Colômbia. Atual 5º colocado na tabela, a equipe pentacampeã corre o risco de sair da zona de classificação para a Copa do Mundo de 2026 caso perca o confronto.

Além disso, Diniz tem desfalques importantes como Neymar e Vinicius Jr. Para o confronto, o treinador fará uma escalação com quatro atacantes, além de colocar Carlos Augusto no lugar de Renan Lodi na lateral-esquerda.

Provável escalação: Alisson, Emerson Royal, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Carlos Augusto; André e Bruno Guimarães; Raphinha, Gabriel Jesus, Rodrygo e Gabriel Martinelli.

Como deve vir a Argentina

Mesmo vindo de derrota para o Uruguai, a Argentina é a atual campeã do mundo e vive um momento de glória com sua equipe. Enquanto o Brasil tem alguns dos seus principais craques desfalcados, seu rival terá Lionel Messi em campo, que fará possivelmente seu último jogo no Maracanã.

Em relação ao último jogo, o técnico Lionel Scaloni deve colocar Di María no lugar de Nicolás González e Lautaro Martínez substituindo Julián Álvarez.

Provável escalação: Emiliano Martínez, Molina, Cristian Romero, Otamendi e Tagliafico; Enzo Fernandez, De Paul e Mac Allister; Messi, Di María e Lautaro Martínez.

Transmissão: TV Globo e Sportv

Arbitragem:

Árbitro - Piero Maza

Árbitro Assistente 1 - Claudio Urrutia

Árbitro Assistente 2 - Miguel Rocha

Quarto árbitro - Felipe Gonzalez

VAR - Juan Lara