Fechar
GP1

Política

PT decide apoiar Davi Alcolumbre para presidir o Senado

Alcolumbre já possui o respaldo formal de cinco bancadas — PL, União Brasil, PP, PSB e PDT.

O Partido dos Trabalhadores (PT), com nove senadores, anunciou nesta terça-feira (5) apoio ao nome de Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) para a presidência do Senado em 2025. O senador do Amapá, aliado do atual presidente Rodrigo Pacheco (PSD-MG), já possui o respaldo formal de cinco bancadas — PL, União Brasil, PP, PSB e PDT —, que juntas representam 35 senadores.

Com o apoio do PT, a base de Alcolumbre fortalece-se ainda mais, apontando-o como o favorito para ocupar o cargo na eleição marcada para fevereiro do próximo ano. Com o aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a bancada do PT busca garantias de participação na Mesa Diretora do Senado e a presidência de uma comissão de relevância.


A sinalização é de que o partido possa assumir a segunda vice-presidência da Casa. Um ato formal de anúncio de apoio deve ocorrer na próxima semana, reforçando a decisão do PT de integrar o arco de apoio a Alcolumbre, que já conta com uma sólida aliança no Senado.

Além dos partidos que formalizaram apoio a Alcolumbre, o Republicanos, com quatro senadores, também deve somar-se à aliança, apesar de não haver previsão de um anúncio oficial. Segundo o líder do Republicanos, senador Mecias de Jesus (RR), a decisão foi acordada entre os membros da bancada.

Com essa adesão, a candidatura de Alcolumbre ganharia força com o respaldo de até 48 senadores, número bem acima dos 41 votos necessários para vencer a disputa. Ainda não declararam apoio ao ex-presidente do Senado os partidos PSD, MDB, Podemos, PSDB e Novo, que juntos representam 33 senadores.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.