Fechar
GP1

Entretenimento

Mangueira e mais cinco escolas desfilam nesta segunda no Rio de Janeiro

Desfile na Sapucaí inicia às 22h, e a última escola deve entrar na avenida entre 3h e 3h50.

Nesta segunda-feira (12) acontece o segundo dia de desfiles do Grupo Especial das escolas de samba do Rio de Janeiro. Mocidade Independente de Padre Miguel, Portela, Vila Isabel, Mangueira, Paraíso do Tuiuti e Viradouro vão abrilhantar a Marquês de Sapucaí hoje.

No primeiro dia, Imperatriz Leopoldinense, Beija-Flor de Nilópolis, Acadêmicos do Grande Rio, Unidos do Porto da Pedra, Acadêmicos do Salgueiro e Unidos da Tijuca abriram os trabalhos na avenida do samba.


Foto: Tânia Rêgo/Agência BrasilDesfile da samba Beija-Flor
Desfile da Beija-Flor

O desfile na Sapucaí inicia às 22h e, segundo os organizadores, a última escola deve entrar na avenida entre 3h e 3h50.

Veja os horários, enredos e outros detalhes de cada escola:

Mocidade

A Mocidade Independente de Padre Miguel abrirá o desfile, às 22h. Neste ano, a agremiação vai falar sobre o caju, explorando a história da fruta, lendas e curiosidades, com o enredo “Pede caju que dou... Pé de caju que dá!”.

Entre os famosos que irão desfilar pela Mocidade, estão Regina Casé, Jojo Todynho, Marcelo Adnet e a modelo Aline Mineiro.

Portela

A maior campeã do Carnaval do Rio de Janeiro vai entrar na avenida por volta das 23h, com o enredo “Um defeito de cor”, inspirado no livro homônimo da escritora Ana Maria Gonçalves, que reconstrói os caminhos da história de Luísa Mahin, heroína da Revolta dos Malês, levante popular de escravizados africanos ocorrido em Salvador, no ano de 1835.

Cafu, Glória Pires, Tais Araújo, Lázaro Ramos, Sheron Menezzes e o ministro dos Direitos Humanos, Sílvio de Almeida, irão desfilar pela Portela.

Vila Isabel

Neste ano, a Unidos de Vila Isabel vai reeditar o enredo “Gbala - Viagem ao Templo da Criação”, de 1993. Tendo a cultura Yorubá como base criativa, o samba de Martinho da Vila propõe uma reflexão sobre a situação do planeta, celebrando a importância das crianças como salvação para as mazelas causadas pela própria humanidade.

A escola que tem Sabrina Sato como rainha de bateria entrará no sambódromo por volta da meia-noite.

Mangueira

A Estação Primeira de Mangueira homenageará a cantora Alcione, com o enredo “A negra voz do amanhã”. O desfile, que iniciará entre 1h e 1h30, também vai fazer referências ao Maranhão, terra natal da artista.

Além da grande homenageada, Alcione, Maria Bethânia, Mart'nália, Antônio Pitanga, Maju Coutinho, Fabiana Karla, Ferrugem e outros famosos irão desfilar pela verde e rosa.

Paraíso do Tuiuti

Com o enredo “Glória ao Almirante Negro!”, Paraíso do Tuiuti entrará na Avenida entre 2h e 2h40. A escola homenageará o marinheiro brasileiro João Cândido, que se dedicou à luta contra os maus-tratos sofridos pelos colegas.

Os cantores João Bosco e Moacyr Luz desfilarão na agremiação.

Viradouro

A Unidos do Viradouro vai fechar a segunda noite de desfiles do Grupo Especial, e deve entrar na avenida entre 3h e 3h50. Com o enredo “Arroboboi, Dangbé”, a escola vai cantar a energia do culto ao vodum serpente, força que se manifestou nas batalhas na costa ocidental da África. Érika Januza e Lore Improta são as musas que desfilarão pela agremiação na Sapucaí.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.