Nesta terça-feira, 31 de outubro, comemora-se o Halloween, ou Dia das Bruxas, como a data é conhecida no Brasil. O dia é propício para fãs de terror assistirem filmes do gênero, com o intuito de sentir medo e se divertir.
Por isso, o GP1 preparou uma lista com indicações de várias obras, separada por subcategorias deste estilo para abranger todos os gostos.
Terror sobrenatural
Este subgênero abrange filmes que envolvem espíritos, casas mal-assombradas ou possessões demoníacas. O longa mais famoso é o clássico "O Exorcista", que assustou gerações desde seu lançamento em 1973. Outro representante bastante conhecido dessa categoria é "Invocação do Mal", que ganhou duas sequências e spin-offs como "A Freira" e "Annabelle".
Outras indicações: "O Exorcismo de Emily Rose", "Sobrenatural", "Poltergeist", "O Iluminado", "O Grito".
Zumbis
O subgênero foi criado com o lançamento da "Noite dos Mortos Vivos", em 1968, dirigido por George Romero, considerado "pai do cinema de zumbis". A partir da década de 2000, filmes com mortos vivos se popularizaram mais com o remake de "Madrugada dos Mortos", "REC" e "Extermínio", consideradas obras-primas desse estilo.
Outras indicações: "Invasão Zumbi", "Zumbilândia" e "Todo Mundo Quase Morto".
Slashers
Filmes com assassinos são um dos mais queridos pelos fãs de terror, em especial grandes franquias como "Halloween", "Sexta-Feira 13", "Pânico" e "A Hora do Pesadelo". Mesmo com sagas antigas, novos slashers continuam sendo produzidos e agradando o público, como "Candyman", "X" e "A Morte te dá Parabéns".
Outras indicações: "O Silêncio dos Inocentes", "Casamento Sangrento", "Freaky", "Maligno" e trilogia "Rua do Medo".
Terror psicológico
Este estilo trata de gerar medo a partir do desconforto, geralmente passado pela protagonista. Um dos filmes mais famosos deste subgênero é "O Bebê de Rosemary" lançado em 1968. Atualmente, é um dos estilos que mais agrada o fã do terror por conta da variedade de tramas, tendo longas como "Corra" e "Hereditário" como principais indicações.
Outras indicações: "Nós", "Não! Não Olhe!", "Midsommar", "A Corrente do Mal", "Cisne Negro" e "A Bruxa".
Terror Brasileiro
O grande nome do cinema de horror brasileiro é José Mojica Martins, conhecido como Zé do Caixão, que produzia filmes de baixo orçamento, mas muita inventividade, como "À Meia Noite Levarei Sua Alma" e "Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver". Hoje em dia, o gênero anda ganhando força no país, com longas como "As Boas Maneiras" e "O Animal Cordial".
Outras indicações: "O Lobo Atrás da Porta", "Trabalhar Cansa" e "A Sombra do Pai".
Ver todos os comentários | 0 |