Fechar
GP1

Entretenimento

Dia das Crianças: a literatura no desenvolvimento infantil

Introduzir livros didáticos e interessantes desde cedo é fundamental para o crescimento dos pequenos.

Nesta quarta-feira (12), é comemorado o Dia das Crianças, data que tradicionalmente os adultos costumam oferecer presentes, proporcionar atividades e conscientizar as pessoas sobre os cuidados com os pequenos. Assim, a literatura se tornou uma das formas de entretenimento educacional, porque além de ofertar conteúdo didático, também diverte com as cores, letras e ilustrações, garantindo um desenvolvimento cognitivo saudável às crianças, as colocando em contato com cultura, arte e conhecimentos novos.

A leitura se tornou uma das principais ferramentas de incentivar a formação do senso crítico das crianças, além de educá-las sobre diversos assuntos. Por isso, trouxemos 10 dicas de livros que vão auxiliar no desenvolvimento social, cultural e cognitivo dos nosso pequenos cidadãos.


Top 10 livros infantojuvenis:

1. A parte que falta, por Shel Silverstein

Neste clássico da literatura infantil relançado pela Companhia das Letrinhas, acompanhamos a busca por completude e refletimos sobre relacionamentos com a poesia singela de Shel Silverstein. O protagonista desta história é um ser circular que visivelmente não está completo: falta-lhe uma parte. E ele acredita que existe pelo mundo uma forma que vai completá-lo perfeitamente e que, quando estiver completo, vai se sentir feliz de vez. Então ele parte animado em uma jornada em busca de sua parte que falta. Mas, ao explorar o mundo, talvez perceba que a verdadeira felicidade não está no outro, mas dentro de nós mesmos. Neste livro, leitores de todas as idades vão se deparar com questionamentos sobre o que é o amor e quanto dependemos de um relacionamento ou parceira para nos sentirmos plenamente felizes. "Eu quero dar esse livro para todas as pessoas que eu conheço.” ― Jout Jout

Foto: DivulgaçãoA parte que faltava
A parte que faltava

2. Eu sou assim e vou te mostrar, por Heinz Janisch

De maneira lúdica e envolvente este livro, com divertido texto rimado, apresenta o corpo humano aos pequenos leitores. Ao estabelecer paralelos entre as partes do corpo e diversos animais, o livro ressalta tanto nossas semelhanças como nossas diferenças com as várias espécies de animais. Ao final, um espelho surpresa irá encantar os pequenos leitores, mostrando que cada um é especial à sua maneira.

Foto: DivulgaçãoEu sou assim e vou te mostrar
Eu sou assim e vou te mostrar

3. Quase ninguém viu, por Aline Abreu

De onde viemos? Quem são nossos pares, família, que estarão sempre com a gente?

Aline Abreu, escritora e ilustradora deste premiado livro, traz esta e outras questões que permeiam nossa existência pela voz de um sapinho, que se perde de sua família e vive em busca de sua essência. Poeticamente, a autora nos mostra que, quando juntos, somamos nossas diferenças e compartilhamos nossos melhores afetos.

Foto: DivulgaçãoQuase ninguém viu
Quase ninguém viu

4. Contos para garotos que sonham em mudar o mundo: 50 histórias inspiradoras de super-heróis de carne e osso, por G.L. Marvel

O que Albert Einstein, Beethoven, Ayrton Senna, Leonardo da Vinci e Martin Luther King tinham em comum? Todos foram jovens que não sabiam o que o futuro lhes reservava – assim como é para muitos de nós. Mas esses jovens cresceram e se tornaram verdadeiros modelos, inspirando crianças do mundo todo. Contos para garotos que sonham em mudar o mundo apresenta de forma divertida as histórias de 50 super-heróis de carne e osso para todos que querem fazer diferença no mundo sem precisar de capa e espada. Com Alan Turing, Alberto Santos Dumont, Antoine de Saint-Exupéry, Bill Gates, Charles Darwin, Dalai Lama, Harvey Milk, Isaac Newton, Jacques-Yves Cousteau, John Lennon, Julio Verne, Lionel Messi, Louis Braille, Mahatma Gandhi, Machado de Assis, Nelson Mandela, Stephen Hawking, Steven Spielberg, William Shakespeare e muitos outros!

Foto: DivulgaçãoOs Convidados de Senhora Olga
Os Convidados de Senhora Olga

5. Os Convidados de Senhora Olga, por Eva Montanari

Já imaginou jantar com o coelho da Alice, os três mosqueteiros, e o Homem de Lata? E se eles batessem à sua porta, famintos e cheios de histórias? Pois todos os dias a senhora Olga prepara jantares deliciosos para receber esses viajantes. Misteriosos, cada um tem uma aventura para contar. Em uma mistura de realidade e imaginação, Eva conduz o leitor por uma jornada de celebração da literatura.

Foto: DivulgaçãoOs convidados de Senhora Olga
Os convidados de Senhora Olga

6. A arca de Noé, por Vinicius de Moraes

rianças e adultos sabem de cor alguns dos poemas infantis de Vinicius de Moraes, graças ao ritmo inteligente e bem-humorado dos seus versos. As deliciosas versões musicais de A arca de Noé são exemplo dessa simpatia que o poeta conquistou entre pequenos e grandes leitores. Os discos A arca de Noé 1 (1980) e A arca de Noé 2 (1981) traziam composições como "O pato", "A casa", "O gato", "O pingüim" e "São Francisco", que se tornaram famosas nas vozes de Chico Buarque, Milton Nascimento, Toquinho, Marina Lima e Ney Matogrosso, entre outros intérpretes. Agora o livro A arca de Noé ganha nova edição, com todos os 32 poemas da edição original, publicada pela Companhia das Letrinhas pela primeira vez em 1993. Ilustrações assinadas por Nelson Cruz compõem a reedição deste clássico infantil. O poeta Vinicius de Moraes (1913-1980) teve um verdadeiro caso de amor com a música brasileira, tornando-se um de seus maiores letristas. A lista de seus parceiros musicais é vasta e inclui Tom Jobim, Baden Powell, Chico Buarque, Carlos Lyra, Edu Lobo e Toquinho, entre outros.

Foto: DivulgaçãoA arca de Noé
A arca de Noé

7. Um dia muito mal-humorado, por Stella J. Jones

Uma grande onde de mau humor está se espalhando pela floresta! Começa com o urso, aborrece a toupeira... que se exalta com o ouriço, que é espinhoso com a raposa. Logo o mau humor do urso deixou todo mundo mal-humorado! será que um pouquinho de amor pode deixar todos felizes de novo?

Foto: DivulgaçãoUm dia muito mal-humorado
Um dia muito mal-humorado

8. O livro dos porquês, por Ciência Hoje das Crianças

As crianças vivem mesmo no mundo dos porquês. E com toda a razão: não deve ser nada fácil ter um mundo inteiro para decifrar sem fazer muitas perguntas. O porquê é uma das palavras mais freqüentes em seu vocabulário e expressa a curiosidade daqueles que estão conhecendo o universo. No começo, os próprios pais sabem a resposta para muitas das questões, no entanto com o tempo elas vão se tornando mais complicadas e muitas vezes "científicas". Nesses casos, nada como recorrer aos livros e ter a resposta completa dos especialistas. Por que as aranhas fazem teias, por que a Terra é o único planeta conhecido no qual existe vida, por que lembramos e esquecemos, por que as vacas mastigam sem parar, por que temos que tomar banho, por que chove granizo, por que rimos, por que algumas aves voam em bando formando um V, por que o girassol gira com a luz do Sol, por que o ouvido produz cera, por que a água do mar é salgada, por que soltamos pum... Essas e tantas outras perguntas são respondidas por colaboradores da revista Ciência Hoje das Crianças - no qual os 28 artigos que compõem este livro foram originalmente publicados -, informando com precisão ao mesmo tempo que saciam a ânsia de conhecer e compreender tudo sobre o mundo e a vida que têm os nossos "debutantes".

Foto: DivulgaçãoO livro dos porquês
O livro dos porquês

9. Como eu cheguei aqui?, por Philip Bunting

Como eu cheguei aqui? Para responder a essa pergunta, o livro traça a sua história desde o Big Bang (teoria que explica a origem do universo) até o seu nascimento. A tarefa não é fácil, mas, com muita graça e simplicidade, nosso autor começa a apresentar a formação das estrelas, do sistema solar, do planeta Terra, dos primeiros seres vivos até chegar a você. No correr da leitura, o leitor, que também é personagem, descobre que todos os seres humanos têm a mesma origem. Assim, não há como negar o destino comum de todos nós, e a necessidade de atuarmos juntos para preservar a nossa espécie e o planeta que habitamos.

Foto: DivulgaçãoComo eu cheguei aqui?
Como eu cheguei aqui?
10. Getúlio, jacaré ou bagulho, por Débora Facchinetti
O livro infantojuvenil da escritora piauiense conta a história de Getúlio, um jacaré que sofre bullying dos outros animais por andar sempre sujo, mas ao longo da trama descobre-se que na verdade ele só anda sujo por limpar os rios e a natureza. A intenção é alertar sobre o bullying dentro de círculos sociais e da conscientização ecológica para os pequenos.

Foto: DivulgaçãoGetúlio, jacaré ou bagulho?
Getúlio, jacaré ou bagulho?
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.