O ex-BBB Matteus Amaral , conhecido como Matheus 'Alegrete', foi acusado de burlar o sistema de cotas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar) para ingressar no curso de Engenharia Agrícola em 2014. A polêmica ganhou repercussão nessa quinta-feira (13).
De acordo com documentos disponíveis na internet, o ex-BBB se classificou como preto para estudar no campos de Alegrete, usando de cotas destinadas a estudantes de baixa renda e oriundos de escolas públicas. Após cinco semestres, ele trancou o curso para cuidar da avó.
Nas redes sociais, os internautas começaram a questionar o ex-BBB sobre a situação. Ao site F5, a universidade confirmou o fato. “É importantíssimo ficar claro que, naquela época, conforme a Lei de Cotas de 2012, o único documento exigido para a inscrição nas cotas era a autodeclaração do candidato. Assim como em outras instituições federais de ensino, não havia mecanismo de verificação ou comprovação da declaração do candidato”, disse o IFFar.
Até o momento, o ex-BBB ainda não se declarou sobre o caso. No entanto, ele acabou publicando stories no Instagram nos quais sua mãe aparecia ao fundo comentando o caso. “Já ouvi dizer que isso aí não dá nada, se eu me declarei negra, sou negra”, declarou.