O mito de que gatos pretos trazem azar vai além das lendas, já que muitos utilizam essa crença como pretexto para praticar maus-tratos contra esses animais. Estudos já demonstram que a cor da pelagem dos gatos não influencia seu comportamento ou personalidade.

Essa perseguição remete à celebração celta na Idade Média que marcava o fim da colheita e o início do inverno, no dia 31 de outubro. Na época, começou uma perseguição religiosa que acusava mulheres de praticarem magia e rituais, originando a imagem da “bruxa”, que mistura o sobrenatural e o místico.

Foto: GP1
Gato preto

A figura foi relacionada com os gatos de pelagem preta, por conta da crença de que as bruxas poderiam se transformar nos felinos. A associação reforçou as superstições de que os animais traziam má sorte.

Embora essa crença não tenha fundamento algum, ela se espalhou e ainda contribui para o preconceito e os maus-tratos enfrentados pelos gatos pretos na sociedade. O mito influenciou negativamente a adoção desses gatos, gerando situações de abandono e maus-tratos. Vários estudos já comprovaram que o comportamento e a personalidade dos gatos não têm nenhuma relação com má sorte, orientando que todos os felinos de pelagem negra merecem cuidado e respeito.