Em outubro deste ano, a maioria dos brasileiros vai às urnas eleger prefeitos e vereadores em 5.568 municípios. Contudo, os residentes do Distrito Federal e do arquipélago de Fernando de Noronha não participam das eleições municipais, pois essas localidades não são consideradas municípios e, portanto, não elegem prefeitos ou vereadores.
O Distrito Federal tem uma estrutura administrativa distinta, sendo a sede da capital do país, Brasília. Segundo a Constituição, o DF não pode ser dividido em municípios, e acumula funções que normalmente seriam de estados e municípios. Eleições para o governador do DF ocorrem a cada quatro anos, simultaneamente às eleições gerais para presidente, governadores, deputados e senadores.
No Distrito Federal, há uma Câmara Legislativa composta por deputados distritais, também eleitos no mesmo ano que o governador. A região é subdividida em regiões administrativas, cujos administradores são nomeados pelo governador.
Fernando de Noronha, por sua vez, é um distrito estadual de Pernambuco. A administração do arquipélago é realizada por um administrador-geral, nomeado pelo governador do estado e aprovado pela Assembleia Legislativa. A população de Noronha elege conselheiros distritais a cada quatro anos.
Assim, os moradores do Distrito Federal e de Fernando de Noronha participarão das próximas eleições gerais, em 2026, para eleger cargos como presidente, governador, senador e deputados.
Ver todos os comentários | 0 |