Das 491 chapas que disputam prefeituras nos 224 municípios do Piauí, apenas 73 são encabeçadas por mulheres nas Eleições de 2024. Esse número corresponde a 15% das candidaturas. Os dados, atualizados neste domingo (18), estão disponibilizados na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em algumas cidades são registradas mais de uma candidatura feminina para prefeita. Nesse caso, as mulheres são concorrentes e encabeçam chapas adversárias, como em Barro Duro, com Cleia Abreu (MDB) e Calina Lopes (PT). No litoral, Dri do BobZ (PSD) e Tânia do Amor (REDE) estão na disputa pela Prefeitura de Cajueiro da Praia, enquanto em Ilha Grande as candidatas são Bernadete Leal (MDB) e Marina Brito (PP).
Na cidade de Canavieira, também concorrem ao Executivo Municipal duas mulheres: Marisethe Amorim (PODE) e Érika de Albuquerque (PT). Já em Capitão de Campos as candidatas são Maria Eroneide dos Santos (MDB) e Alyne Batista (PT). Colônia do Gurguéia também conta com duas candidaturas femininas para prefeita, Lisiane Franco (MDB) e Doquinha (PT).
No município de Jurema, Dra. Kaylanne (MDB) e Lucrécia Figueireido (PT) estão na disputa. Murici dos Portelas tem Auridea Santos (PRD) e Dra. Ana Lina (PSD) são candidatas na corrida para a Prefeitura. Por último, Betinha Brandão (MDB) e Neuma Café (PT) são os nomes femininos que concorrem ao pleito.
Início da propaganda eleitoral
Desde o dia 16 de agosto iniciou o período de propaganda eleitoral. A partir desta data, candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores podem apresentar suas propostas, com distribuição de santinhos, comícios, carreatas, adesivaços e impulsionamento de conteúdos nas redes sociais.
O primeiro turno das eleições municipais acontece no dia 06 de outubro. No Piauí, apenas a cidade de Teresina realiza segundo turno, previsto para o dia 27 de outubro.