O senador piauiense Marcelo Castro (MDB) afirmou, durante coletiva de imprensa nessa quinta-feira (25), que os três maiores partidos da base do governador Rafael Fonteles (PT) podem eleger aproximadamente 180 prefeitos no estado do Piauí, nas eleições municipais de 2024.

“Quando a gente fala, às vezes, fica parecendo arrogância. Mas, o MDB tem hoje 53 prefeitos, o PSD tem 55 prefeitos, o PT tem outros tantos e a gente pensa que esses partidos farão um número de prefeitos daí para melhor. Se isso acontecer, juntando os três partidos, nós faríamos uns 180 prefeitos. Se tudo correr bem, a lógica é manter o número que tem. Não podemos falar com precisão, mas estamos dentro da lógica", disse Castro.

Foto: Lucas Dias/GP1
Senador Marcelo Castro (MDB)

Considerando que o Piauí tem 224 municípios, o número estipulado pelo senador Marcelo Castro representa que o grupo pode ocupar aproximadamente 80% das prefeituras em todo o estado.

O que diz a oposição

Joel Rodrigues, presidente do PP, que é a maior sigla de oposição no Piauí, afirmou que o seu partido quer eleger entre 40 e 50 prefeitos no estado.

De qualquer maneira, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgará o resultado final no dia 27 de outubro.