O Comando Geral da Polícia Militar do Piauí enviou, nesta quinta-feira (29), policiais militares para reforçar o policiamento nos 224 municípios do Piauí durante as eleições deste ano.
Em entrevista ao GP1, o comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Scheiwann Lopes, afirmou que os policiais serão distribuídos entre os 3.400 locais de votação espalhados por todo o Piauí.
"A Polícia Militar do Estado do Piauí já é presente nos 224 municípios. É uma das únicas instituições públicas estaduais presente fisicamente nos 224 municípios. Nós temos batalhões no interior, companhias independentes, companhias destacadas que estão a frente capitães, tenentes e coronéis. Então esse público irá permanecer nesse local e iremos apenas mandar um reforço da Capital para complementar. Nós temos 74 zonas eleitorais e mais de 3.400 locais de votação, por isso temos que ter pelo menos um policial nesse local de votação. Fora isso teremos patrulhas da Polícia Militar fazendo rondas, fiscalizando, coibindo e prevenindo os crimes eleitorais", garantiu o comandante da PM.
Scheiwann Lopes destacou ainda que haverá a presença de um representante do Comando Geral da Polícia Militar do Piauí em pelo menos 16 regiões do estado.
"Também teremos nessas 74 zonas que tem um Juízo Eleitoral, um oficial superior à disposição, que irá ser o coordenador do policiamento, que será um major ou tenente-coronel. Fora isso, teremos de forma inédita um coronel do alto comando que irá se deslocar para 16 regiões do estado e serão representantes do Comando Geral naquele local", frisou o coronel.
Centro Integrado de Comando de Controle
O comandante geral da Polícia Militar do Piauí destacou também que foi criado um Centro Integrado de Comando de Controle para monitorar todo o trabalho realizado pelos policiais na Capital e no interior do estado. "No sábado (01) e domingo (02) haverá um centro integrado de comando de controle que irá monitorar todo esse trabalho na Capital e no interior. Esse ano fizemos o planejamento de forma antecipada que permitiu o policial conhecer seu local de trabalho e para isso foi disponibilizado para ele a transferência de domicilio eleitoral, para ele votar em trânsito. Já fizemos o pagamento das diárias e a tropa está embarcando hoje", destacou o coronel Scheiwann Lopes.
Policiamento ostensivo
Scheiwann Lopes garantiu ainda que mesmo com o reforço nos locais de votação, o policiamento ostensivo continuará sendo realizado normalmente, visando o combate à criminalidade. "Iremos reforçar o interior e iremos cumprir com nossa missão constitucional de dar garantia a população de votar com tranquilidade. O policiamento cotidiano normal está mantido tanto na Capital quanto no interior. Não vamos ter problemas e iremos também reforçar o policiamento nas eleições", completou Scheiwann Lopes.
Ver todos os comentários | 0 |