O Instituto Amostragem divulgou, nesta segunda-feira (19), nova pesquisa de intenção de votos para governador do Piauí, senador e presidente da República. Nesse levantamento, o candidato Rafael Fonteles (PT) aparece na frente do candidato da oposição, Sílvio Mendes (União Brasil), em todos os cenários.
Estimulada para governador
Segundo os dados da pesquisa espontânea, Rafael tem 39,1% contra 35,75% de Sílvio. Em seguida vem o Coronel Diego Melo (PL) com 1,4%; Gessy Lima (PSC) com 1,2%; Gustavo Henrique (Patriota) com 1,05%; Lourdes Melo (PCO) com 0,65%; Madalena Nunes (PSOL) com 0,45%; Geraldo Carvalho (PSTU) com 0,4% e Ravenna Castro (PMN), com 0,25%.
Nenhum/ninguém totalizou 6,8%, não sabe/não opina somou 11,35% e branco/nulo foi 1,6%.
-
Rafael Fonteles (PT)
-
Sílvio Mendes (União Brasil)
-
Coronel Diego Melo (PL)
-
Gessy Lima (PSC)
-
Gustavo Henrique (Patriota)
-
Lourdes Melo (PCO)
-
Madalena Nunes (PSOL)
-
Geraldo Carvalho (PSTU)
-
Ravenna Castro (PMN)
-
Não Sabe/Não Opina
-
Nenhum/ninguém
-
Branco/nulo
Estimulada para governador (votos válidos)
De acordo com a pesquisa estimulada considerando apenas os votos válidos, Rafael aparece com 48,72% contra 44,55% de Sílvio Mendes. O Coronel Diego Melo (PL) vem em terceiro com 1,74% seguido por Gessy Lima (PSC) com 1,5%; Gustavo Henrique (Patriota) com 1,31%; Lourdes Melo (PCO) com 0,81%; Madalena Nunes (PSOL) com 0,56%; Geraldo Carvalho (PSTU) com 0,5% e Ravenna Castro (PMN), 0,31% dos votos válidos.
-
Rafael Fonteles (PT)
-
Sílvio Mendes (União Brasil)
-
Coronel Diego Melo (PL)
-
Gessy Fonseca (PSC)
-
Gustavo Henrique (Patriota)
-
Lourdes Melo (PCO)
-
Madalena Nunes (PSOL)
-
Geraldo Carvalho (PSTU)
-
Ravenna Castro (PMN)
Estimulada para governador com apoio (votos válidos)
No levantamento estimulado considerando apenas os votos válidos e com apoio, a vantagem de Rafael passa para 55,11% com apoio de Lula e Wellington Dias, enquanto Sílvio cai para 35,68% com apoio do ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira (Progressistas).
-
Rafael Fonteles (PT) com apoio de Lula
-
Sílvio Mendes (União Brasil) com apoio de Ciro Nogueira
-
Coronel Diego Melo (PL) com apoio de Jair Bolsonaro
-
Gessy Lima (PSC) com apoio do Pastor Everaldo
-
Gustavo Henrique (Patriota) com apoio de Fred Costa
-
Geraldo Carvalho (PSTU) com apoio de Zé Maria
-
Madalena Nunes (PSOL) com apoio de Juliano Medeiros
-
Lourdes Melo (PCO) com apoio de Rui Costa
-
Ravenna Castro (PMN) com apoio de Carlos Massarolo
Coronel Diego, apoiado por Bolsonaro, aparece com 3,6% dos votos, Gessy Lima, com apoio do Pastor Everaldo, tem 2,7%, Gustavo Henrique, apoiado por Fred Costa, tem 1%, Geraldo Carvalho, apoiado por Zé Maria, tem 0,95%, Madalena Nunes tem 0,71% com apoio Juliano Medeiros, Lourdes Melo tem 0,53% com apoio de Rui Costa Pimenta e Ravenna Castro, 0,35% com apoio de Carlos Massarolo.
Grau de conhecimento e confiança na vitória
A pesquisa revela ainda que 53,3% dos entrevistados disseram conhecer o candidato a governador do Piauí apoiado por Lula, enquanto 46,7% responderam não saber quem é. Desses 53,3%, 95,22% apontaram Rafael Fonteles como o candidato de Lula.
O Amostragem também aponta que 32,65% dos entrevistados acreditam que Rafael sairá vitorioso na eleição, enquanto 29,7% dizem achar que Sílvio ganhará. Outros 34,85% não sabem ou não quiseram opinar.
Estimulada para senador
A pesquisa do Amostragem para senador mostrou que Wellington Dias (PT) lidera a disputa pelo Senado com 64,88% dos votos válidos, enquanto Joel Rodrigues (Progressistas) aparece com 29,31%.
-
Wellington Dias (PT)
-
Joel Rodrigues (Progressistas)
-
George Magno (PSOL)
-
Professor Ajosé (PMN)
-
Gervásio Santos (PSTU)
-
Albetiza Moreira (PCO)
-
Don Lotti (Patriota)
Em terceiro está George Magno (PSOL) com 2,13%, Professor Ajosé (PMN) com 1,68%, Gervásio Santos (PSTU) com 0,84%, Albetiza Moreira (PCO) com 0 58% e Don Lotti (Patriota) com 0,58%.
Estimulada para presidente
-
Lula (PT)
-
Jair Bolsonaro (PL)
-
Ciro Gomes (PDT)
-
Simone Tebet (MDB)
-
Demais candidatos
Se a eleição fosse hoje, segundo o Amostragem, o ex-presidente Lula (PT) venceria no Piauí com 72,63% dos votos válidos para presidente da República, contra 16,78% de Jair Bolsonaro (PL). Ciro Gomes (PDT) teria 7,11% e Simone Tebet (MDB), 2,46%. Os demais candidatos pontuaram abaixo de 1%.
Ficha técnica
A pesquisa Amostragem foi realizada no período de 12 a 16 de setembro, por encomenda do Sistema Meio Norte de Comunicação. Foram entrevistadas 2 mil pessoas em 90 municípios piauienses, distribuídos por cota de sexo, idade, grau de instrução e renda em relação ao eleitorado total dos municípios.
A margem de erro é de 2,19 pontos percentuais para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%.
A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) sob o número PI-02396/2022, e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número BR-06477/2022.
Ver todos os comentários | 0 |