O juiz Paulo Sérgio Barbosa de Oliveira, do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), deferiu na terça-feira (23) parcialmente pedido da coligação do candidato a governador Jerônimo Rodrigues (PT) contra o Instituto Datafolha. As informações são da Revista Oeste.
Na decisão, o magistrado proibiu apenas a divulgação de dados sobre o cargo de presidente da República da pesquisa, sob pena de pagamento de multa diária de R$ 20 mil, em caso de descumprimento. Foi mantida, contudo, a divulgação de dados para governador e senador.
Na ação movida contra o Datafolha, o PT argumentou que o levantamento está “eivado de inconsistências” e alegou que houve “indução ao erro” nas questões dirigidas aos eleitores, que poderiam levá-los a equívocos.
A legenda sustentou ainda que a pesquisa informou no registro que serão mensuradas as intenções de voto para governador e senador, e que foram incluídas erroneamente questões sobre a disputa para a Presidência.
Jerônimo Rodrigues é candidato ao governo da Bahia com apoio do governador Rui Costa (PT) e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Outro lado
Em nota, o Datafolha falou em “censura”. “O instituto cumpriu todas as regras de registro estabelecidas pelo TSE”, informou a diretora do instituto, Luciana Chong.
Ver todos os comentários | 0 |