O Partido Liberal (PL), do presidente Jair Bolsonaro passou por uma ascensão no número de deputados eleitos nos estados do Nordeste e conseguiu obter a maior bancada da região entre as siglas, porém, entre os nove estados, o Piauí foi o único onde o partido do chefe do executivo federal não conseguiu eleger parlamentares para a Assembleia Legislativa e nem para a Câmara Federal.
Mesmo o Nordeste sendo conhecido historicamente como berço político do ex-presidente Lula (PT), a sigla liberal conseguiu 23 deputados federais. Nesse quesito, Piauí e Alagoas não elegeram para Câmara Federal, mas, Alagoas fez um deputado estadual do PL.
Comparado com o ano de 2018, o PL de Bolsonaro teve um aumento de mais de 100% nos ocupantes do Congresso. Há quatro anos, o partido tinha somente 11 deputados federais.
Além disso, o Partido Liberal, elegeu 99 deputados federais e terá a maior bancada da Câmara a partir de 2023. Em segundo lugar ficou a federação formada por PT, PCdoB e PV, que encabeça a coligação do candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), terá a segunda maior bancada, com 79 deputados.
Ver todos os comentários | 0 |