Fechar
GP1

Eleições 2022

Lula diz que vai governar para todos os 215 milhões de brasileiros

"Vou governar para 215 milhões de brasileiros, e não apenas para aqueles que votaram em mim", disse.

Eleito presidente do Brasil, na noite deste domingo (30) com 99,97% das urnas apuradas, Lula (PT) realizou seu primeiro discurso, em São Paulo, após o resultado. Ele afirmou que o momento é de "restabelecer a paz entre os divergentes".

Lula reforçou que vai governar para todos os brasileiros, e não só para os que votaram nele e que vai manter o diálogo com todos os governadores. "Meus amigos e minhas amigas, a partir de 1º de janeiro de 2023, vou governar para 215 milhões de brasileiros e brasileiras, e não apenas para aqueles que votaram em mim. Não existem dois Brasis, somos um único país, um único povo, uma grande nação", declarou o petista.


"Estou aqui para governar esse país numa situação muito difícil. Mas tenho fé que com a ajuda do povo, nós vamos encontrar uma saída para que esse país volte a viver democraticamente, harmonicamente. E a gente possa, inclusive, restabelecer a paz entre as famílias, os divergentes, para que a gente possa construir o mundo que nós precisamos, e o Brasil", completou Lula.

Lula também agradeceu a Geraldo Alckmin, eleito vice-presidente do Brasil, que, segundo o petista, deu uma "contribuição extraordinária" à campanha.

Combate à pobreza

O presidente eleito disse ainda que o compromisso número um do seu governo será o combate à pobreza. "Nosso compromisso mais urgente é acabar outra vez com a fome. Não podemos aceitar como normal que milhões de homens, mulheres e crianças neste país não tenham o que comer, ou que consumam menos calorias e proteínas do que o necessário", declarou Lula.

"Se somos o terceiro maior produtor mundial de alimentos e o primeiro de proteína animal, se temos tecnologia e uma imensidão de terras agricultáveis, se somos capazes de exportar para o mundo inteiro, temos o dever de garantir que todo brasileiro possa tomar café da manhã, almoçar e jantar todos os dias. Este será, novamente, o compromisso número 1 do nosso governo", continuou o petista.

Minha Casa, Minha Vida

"Não podemos aceitar como normal que famílias inteiras sejam obrigadas a dormir nas ruas, expostas ao frio, à chuva e à violência. Por isso, vamos retomar o Minha Casa Minha Vida, com prioridade para as famílias de baixa renda, e trazer de volta os programas de inclusão que tiraram 36 milhões de brasileiros da extrema pobreza", garantiu Lula.

Biografia de Lula

Nascido em 27 de outubro de 1945 na cidade de Garanhuns, interior de Pernambuco, Lula ingressou na política através do movimento sindical, onde começou a atuar na década de 1960.

Foi eleito presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema em 1975. Em 1980, fundou o Partido dos Trabalhadores juntamente com outros sindicalistas, intelectuais e representantes de movimentos sociais. Foi eleito deputado federal pelo PT em 1986.

No ano de 1989, Lula disputou pela primeira vez a Presidência da República. Voltou a se candidatar em 1994, 1998 e 2002, quando foi finalmente eleito, aos 57 anos de idade, com quase 53 milhões de votos. Foi reeleito em 2006, com mais de 58 milhões de votos.

Em 2017, Lula foi condenado a 9 anos e 6 meses de prisão pelo então juiz federal Sergio Moro no âmbito da Operação Lava Jato, por corrupção e lavagem de dinheiro. Com a confirmação da sentença durante o processo de apelação, ele foi preso em abril de 2018, mas foi libertado após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

Posteriormente, o STF restaurou seus direitos políticos e anulou suas condenações na Lava Jato, com o Sergio Moro sendo declarado suspeito no processo.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.