A Secretaria de Segurança do Piauí divulgou, nesta segunda-feira (03), o balanço das ocorrências registradas nesse domingo (2), durante o primeiro turno das eleições no Piauí. Ao todo, foram registradas cinco ocorrências eleitorais nos municípios de Oeiras, São José do Piauí, Cabeceiras, Alegrete do Piauí e Milton Brandão.
Em Oeiras foi registrado um TCO por boca de urna; em São José do Piauí foi lavrado um auto de prisão em flagrante por compra de voto; em Cabeceiras um TCO por desordem eleitoral; em Alegrete um TCO por violação do sigilo do voto; e em Milton Brandão foi lavrado um TCO por desobediência eleitoral.
Em entrevista à imprensa, o secretário de Segurança Pública, coronel Rubens Pereira, comemorou o resultado da operação e agradeceu às forças de segurança que atuaram no primeiro turno das eleições. “Queremos agradecer ao Exército Brasileiro que participou dessa operação, as guardas municipais, a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Federal. Eles tiveram integrados e contribuíram com esse sucesso”, destacou Rubens Pereira.
Planejamento antecipado
O coronel Rubens Pereira ressaltou ainda o planejamento antecipado com o Tribunal Regional Federal (TER-PI), que contribuiu para que o pleito tenha sido realizado com segurança e tranquilidade.
“Fizemos um planejamento antecipado com o Tribunal Regional Eleitoral e de lá para cá nós estávamos monitorando com a nossa atividade de inteligência. Em agosto, de forma muito intensa começamos a planejar inclusive com a equipe econômica do Governo do Estado para que tivéssemos toda uma logística necessária para essas operações que ocorreram com sucesso. Quero agradecer ao comandante-geral da Polícia Militar, o delegado-geral da Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, todos os oficiais que fazem a Polícia Militar e a Inteligência. Todos atuaram para obter o sucesso que tivemos. Não tivemos ocorrências graves que pudessem interferir nas eleições. De forma que nós consideramos que o pleito foi realizado de forma muito tranquila”, completou o secretário de Segurança.
Mais de 5 mil policiais
O comandante geral da Polícia Militar do Piauí, Scheiwann Lopes também agradeceu a colaboração de todas as forças de segurança que participaram do primeiro turno das eleições. Segundo ele, mais de 5.200 policiais foram às ruas garantir a segurança do pleito.
“Foi a eleição mais tranquila da Polícia Militar. Isso se deve ao planejamento antecipado da polícia com a Secretaria de Segurança e com as forças integradas. Eu quero agradecer também a Guarda Civil Municipal, ao Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil pela parceria, pelos homens e mulheres que foram destinados em apoio a Polícia Militar para cobrir os locais. Tivemos cerca de 3.400 locais de votação e não teve nenhum deles que não teve a presença de uma força de Segurança Pública. Empregamos mais de 5.200 policiais, com mais de mil viaturas”, ressaltou Scheiwann Lopes.
O comandante geral disse ainda que o Governo do Estado destinou um orçamento de R$ 3 milhões para que fosse garantida a melhor estrutura possível para as forças de segurança e garantiu que o planejamento para o segundo turno das eleições já está sendo realizado.
“Ao todo, tivemos um orçamento de R$ 3 milhões, tudo isso planejado de força antecipada. Uma eleição tranquila, sem maiores ocorrências com relação ao crime eleitoral. E isso se deve a um planejamento bem feito, várias reuniões com o TER e várias reuniões com a cúpula de segurança. Também fizemos um policiamento antecipado no fim de semana que antecedeu o pleito eleitoral. Isso também para pacificar e já dar o tom do dia da eleição. Fizemos também o pagamento das diárias de forma muito antecipada das operações planejadas, que possibilitou o conforto, a dignidade e o direito do policial em trabalhar. E isso ocasionou justamente nesse mínimo de ocorrência. Então que população fique tranquila que de parte da Polícia Militar em especial e com as Forças de Segurança, iremos repetir esse sucesso no segundo turno”, finalizou Scheiwann Lopes.
Ver todos os comentários | 0 |