A candidata Raquel Lyra (PSDB) ultrapassou Marília Arraes (Solidariedade) em pesquisa de intenção de votos para o Governo de Pernambuco realizada pelo Ipec e divulgada nesta terça-feira (11). Raquel Lyra havia ficado em segundo lugar no primeiro turno com 20,58%, atrás de Marília Arraes, candidata apoiada por Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que obteve 23,97%. A candidata do Solidariedade não declarou apoio a nenhum candidato à presidência até o momento.
De acordo com o Ipec, Raquel Lyra tem 50% de intenção de votos contra 42% de Marília Arraes na pesquisa estimulada. Brancos e nulos somaram 4% e os indecisos 3%.
-
Raquel Lyra
-
Marília Arraes
-
Branco / Nulo
-
Não sabe / Não respondeu
Considerando os votos válidos, a candidata do PSDB fica com 54% e sua oponente, 46%.
-
Raquel Lyra
-
Marília Arraes
Pesquisa espontânea
O Ipec também questionou em quem os eleitores votariam para o governo, sem apresentar nomes de candidatos. Nesse cenário, Raquel Lyra obteve 37%, e Marília Arraes, 31%. Do total de entrevistados, 2% disseram que iriam votar em “outros” nomes, e 7% pretendem votar branco ou nulo. Já 23% não souberam ou preferiram não opinar.
-
Raquel Lyra
-
Marília Arraes
-
Não sabe / Não respondeu
-
Nulo / Branco
-
Outros
Índice de rejeição das candidatas
O instituto também fez um levantamento quanto ao índice de rejeição das candidatas. Segundo a pesquisa, 32% dos eleitores não votariam de jeito nenhum em Marília Arraes, enquanto 18% não votariam de jeito nenhum em Raquel Lyra.
Na pesquisa anterior do instituto, realizada às vésperas do primeiro turno, Marília tinha 22% de rejeição e Raquel, 10%.
Expectativa de vitória
O Ipec também perguntou quem os eleitores achavam que iria ganhar a eleição, independentemente de sua intenção de voto, e 49% disseram que Raquel Lyra venceria, enquanto 41% responderam que a eleita seria Marília Arraes. Não souberam ou preferiram não opinar foram 9%.
Ficha técnica
O Ipec ouviu 2 mil eleitores em 75 municípios de Pernanbuco entre os dias 9 e 11 de outubro. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-04635/2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
Ver todos os comentários | 0 |