O comandante geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Lindomar Castilho, concedeu entrevista ao GP1 na tarde deste domingo (15), apresentando um balanço parcial da Operação Eleições, deflagrada em todo o estado com o intuito de garantir a segurança da população e a lisura no processo eleitoral. Até o momento, a PM registrou 50 ocorrências de crimes eleitorais.
De acordo com o comandante geral, até o momento a PM não foi acionada para atender ocorrências de grande vulto, no entanto, foram registradas até o momento cerca de 50 infrações relacionadas a crimes eleitorais.
- Foto: Lucas Dias/GP1Lindomar Castilho
“Por enquanto está tudo tranquilo, as ocorrências que estão acontecendo são as que ocorrem em todo o pleito, nada que pudesse desestabilizar a eleição, sem ocorrências de grande vulto”, informou o coronel Lindomar Castilho.
Segundo o comandante geral da PM-PI, as ocorrências registradas até o momento envolvem propagandas eleitorais irregulares, boca de urna e compra de votos. “É aquilo que sempre ocorre, que é propaganda irregular, boca de urna, compra de voto, essa tentativa, em torno de 50 ocorrências do dia em que iniciou a operação até hoje, mas nada de muito grave”, colocou.
Lei Seca
Em relação a Lei Seca, o comandante explicou que nesse ano o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) baixou uma resolução determinando que cada Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decida sobre a proibição de venda e ingestão de bebida alcoólica durante as eleições. Por sua vez, o TRE no Piauí deixou a definição a critério de cada Zona Eleitoral. Em Teresina foi decretada a Lei Seca, que ficará valendo até as 18h.
“Com relação a Lei Seca, está sendo cumprida uma resolução do TSE, que colocou para cada tribunal regional decidir sobre issoe o TRE do Piauí determinou que cada Zona Eleitoral decida, então tem Zona Eleitoral em que está ocorrendo e outras não, ficou a critério de cada magistrado. Normalmente encerra às 18h, após o término da votação”, finalizou.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Tropa com 1.400 PMs vai reforçar eleições no interior do Piauí
PM-PI decreta ponto facultativo no setor administrativo no dia 16
Ver todos os comentários | 0 |