A Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) aprovou na quarta-feira (12) o pedido do juiz Astrogildo Mendes para que seja solicitado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a requisição de forças federais para atender municípios do Piauí na eleição que ocorre no dia 7 de outubro, e se houver segundo turno a votação acontecerá no dia 28 de outubro.
O juiz Astrogildo Mendes é o presidente da Comissão do Plano de Segurança e pediu que o TRE solicite policiais da Força Federal para as cidades de Oeiras, Uruçuí, Itainópolis e Paes Landim após pedido dos juízes eleitorais que atendem nessas regiões. Ele informou que os juízes alegaram preocupação com o andamento dos trabalhos no dia das eleições. Ele ainda destacou o fato do próprio governador Wellington Dias (PT) já ter se manifestado sobre a necessidade do apoio das forças federais.
- Foto: Bárbara Rodrigues/GP1Plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI)
“Percebo que restaram preenchidas as condições exigidas pela Resolução TSE nº 23.843/2004, para a formulação dos pedidos de forças federais. Ademais, houve manifestação do Chefe do Poder Executivo deste Estado pela necessidade de requisição de forças federais, em reforço à segurança local durante a votação e apuração nas eleições de 2018”, explicou o juiz.
A Corte Eleitoral então decidiu acatar o pedido e assim será solicitado ao Tribunal Superior Eleitoral a requisição de forças federais para atender esses quatros municípios.
Ver todos os comentários | 0 |