O candidato ao Governo do Piauí, Luciano Nunes (PSDB), da coligação “Piauí de Verdade”, apresentou um plano de governo com as propostas da sua gestão caso seja eleito. Essa é a primeira vez que o tucano vai disputar o cargo de governador.
A sua chapa tem como vice a delegada Cassandra Moraes (DEM), além de Robert Rios (DEM) e Wilson Martins (PSB) como candidatos ao Senado. No plano de governo, o tucano critica a atual gestão e afirma que a receita do Estado do Piauí depende 51,9% de transferências federais.
“Para levar o Piauí a sério, já não basta apenas identificar problemas, mas indicar como podem ser resolvidos. Os problemas não são poucos nem fáceis de serem resolvidos. Soluções fáceis, apressadas, são mentirosas. Encará-los requer coragem e ousadia; otimismo, persistência e determinação, saber priorizá-los e escolher o meio e o modo de superá-los”, afirmou Luciano em seu plano de governo.
- Foto: Lucas Dias/GP1Luciano Nunes
Confira algumas propostas apresentadas:
Educação
- Fazer um Pacto Estado - Municípios pela Educação, por alfabetização na idade certa e para reduzir o número de analfabetos em geral.
- Estabelecer programas de parceria público privadas para a Educação que explorem as vertentes da sustentabilidade, da tecnologia da informação e comunicação e do protagonismo juvenil.
-Criar o Programa Piauiense de Educação Integral, o Educa Bem.
- Implantar Centros Regionais de Educação Empreendedora, com o Projeto Aprender Fazendo.
- Criar o Programa Rede Piauiense de Requalificação e Modernização de Escolas , o Futuro no Presente.
Saúde
- Descentralização, Integração, Universalização, Equidade do atendimento em saúde conforme preceitos do SUS.
- Choque de gestão, regularidade dos repasses financeiros e investimentos reais nos hospitais estaduais, regionais e os municipais conveniados para que funcionem bem, resolvendo problemas de saúde e não só remetendo-os para Teresina.
- Criar o Programa Rede Piauiense de Hospitais Estaduais, Regionais e Conveniados – Programa Atende Bem.
- Promover um Pacto pela Saúde Municipal, em que o Estado cumpre metas negociadas com o município, em termos de pessoal, equipamentos, materiais e repasses financeiros; avalia os progressos e refaz o pacto diante dos resultados obtidos.
- Implementar o acesso aos procedimentos de alto custo, como a hemodiálise e transplantes de órgãos.
Segurança
-Reimplantar o Programa Ronda Cidadão - grupamento das forças de segurança do Piauí, de atuação tática regional, para operações especiais.
-Criar o Programa Estadual de Requalificação e Modernização das Forças de Segurança, voltado para dar plenas condições de funcionamento e resolutividade às estruturas existentes (quartéis, batalhões, grupamentos, delegacias, distritos, institutos).
- Reconstituir os efetivos das polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros, cuidando da melhor capacitação.
-Realizar e cumprir o planejamento operacional das estruturas de segurança cuidando para que seja bem executado, acompanhado e avaliado periodicamente;
- Interiorizar as atividades da pericia criminal no sentido das cinco macro regiões de desenvolvimento, com a contratação de peritos e instalação de unidades do Departamento de Polícia Técnico- Científica.
Gestão
-Defesa absoluta do instrumento das licitações nos processos de aquisições de bens, serviços e obras públicas, garantindo acima de tudo qualidade, equidade, transparência e honestidade, pondo fim à todo e qualquer tipo de mecanismo de direcionamento nas contratações, contrariando o interesse público.
- Redução ao mínimo estritamente necessário, por colocar em risco a realização de serviço público relevante, a terceirização de mão-de-obra, colocando sob rigorosos critérios de escolha, acompanhamento de atividades e avaliação de desempenho.
- Escolha e montagem de equipes de trabalho em todos os escalões sob rigoroso padrão de compatibilidade entre perfil desejado, funções a serem desempenhadas e moralidade.
- O concurso público é a única porta de entrada possível no serviço público estadual, devendo ser orientado prioritariamente às áreas fins e áreas meios dos serviços estatais, na busca incessante de eficiência no uso dos recursos disponíveis e eficácia dos resultados pretendidos.
Programas
-Criar o programa Piauiense de Infraestrutura Econômica, o Caminhos da Produção.
-Criar o programa Piauiense de Incentivo à Produção e Emprego, o Mão a Obra.
-Criar o programa Piauiense de Atração de Investimentos, o Mais Empresas, mais Emprego.
-Criar o Programa Piauiense de Saneamento Ambiental, o Ambiente-se.
-Criar o Programa Piauiense de Moradia Popular, o Habitar Piauí.
Ver todos os comentários | 0 |