Nesta terça-feira (25), o presidente da Indonésia, Prabowo Subianto, anunciou que o país decidiu se juntar ao Novo Banco de Desenvolvimento (NDB). A adesão aconteceu após uma série de discussões com a equipe financeira da indonésia e uma análise a respeito do impacto econômico da decisão.
A instituição é uma entidade multilateral criada pelos países do Brics e existe desde 2014, mediante esforços de membros originais do grupo, que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul e sob presidência de Dilma Rousseff. A Indonésia acredita que a adesão acelerará a transformação econômica do país e fortalecerá sua presença no cenário geopolítico global.

“Depois de uma análise do ministro das Finanças e discussões, decidi ingressar no Novo Banco de Desenvolvimento e seguir os procedimentos necessários”, disse Prabowo Subianto.
A adesão ao NDB tem crescido, com 13 países parceiros recentemente se juntando à instituição. O BRICS representa 40% da população mundial e 35% do PIB global, se consolidando como um importante bloco econômico e geopolítico.
Ver todos os comentários | 0 |