Fechar
GP1

Economia e Negócios

Produção de veículos cai 33,5% e vendas reduzem 7,7%, diz Anfavea

A desaceleração nas vendas aponta para a redução do ritmo das compras no início do ano.

A indústria automobilística brasileira enfrentou dificuldades no primeiro mês de 2025, com queda de 33,5% nas vendas de veículos em janeiro, em comparação com dezembro de 2024, de acordo com dados divulgados pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). No total, foram vendidos 171,2 mil veículos, incluindo carros, comerciais leves, caminhões e ônibus, enquanto a produção recuou 7,7%, somando 175,5 mil unidades. A desaceleração nas vendas aponta para a redução do ritmo das compras no início do ano, embora o volume ainda tenha sido o melhor para janeiro desde 2020.

Em termos de comparação anual, as vendas de veículos apresentaram crescimento de 6% em relação a janeiro de 2024, e a produção teve aumento de 15,1% no mesmo período. No entanto, o início de 2025 trouxe desafios para o setor, que enfrenta uma queda expressiva no curto prazo. A Anfavea destacou que, apesar do recuo, os números de produção de janeiro foram os maiores para o mês desde 2021, quando 200,4 mil veículos foram fabricados.


Foto: Lucas Dias/GP1Cegonha com carros na concessionária
Cegonha com carros na concessionária

As exportações de veículos também apresentaram resultados positivos, registrando um aumento de 52,3% em janeiro em relação ao ano passado, com 28,7 mil unidades exportadas. Esse desempenho no mercado externo ajudou a atenuar a queda nas vendas internas, indicando que, mesmo diante da retração interna, o setor automobilístico brasileiro continua tendo uma presença relevante no comércio internacional.

Apesar dos desafios imediatos, o setor automobilístico brasileiro demonstra sinais de resiliência, com resultados positivos no comércio exterior e perspectivas de recuperação ao longo de 2025. A queda nas vendas internas, contudo, pode exigir ajustes no planejamento das montadoras para o restante do ano, especialmente considerando o cenário de incertezas econômicas que se desenha no país.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.