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Economia e Negócios

Santander lucra R$ 3,33 bilhões no segundo trimestre do ano

Estratégia do Santander é aumentar a principalidade, ou seja, ser o banco principal dos clientes.

O Santander registrou um lucro líquido de R$ 3,3 bilhões no segundo trimestre de 2024, um aumento de 44,3% em relação ao mesmo período do ano passado e de 10,3% comparado ao primeiro trimestre deste ano. Este resultado superou as previsões do mercado, que estimavam um lucro de R$ 3,19 bilhões, conforme analistas consultados pela Lseg. O banco é o primeiro dos grandes do país a divulgar os resultados trimestrais, com Bradesco e Itaú apresentando seus balanços nos próximos dias.

O retorno sobre o patrimônio líquido (ROAE) do Santander Brasil atingiu 15,5%, um crescimento significativo em comparação aos 14,1% do trimestre anterior e aos 11,2% do segundo trimestre de 2023. O aumento na rentabilidade foi impulsionado pelo crescimento dos empréstimos e das tarifas, com a carteira de crédito ampliada subindo 7,8% e atingindo R$ 665 bilhões em junho de 2024. Além disso, a provisão para perdas com empréstimos caiu 1,4%, ficando em R$ 5,89 bilhões.

A receita líquida de juros (NII) também apresentou crescimento, subindo 10,6% para R$ 14,75 bilhões. A provisão para devedores duvidosos (PDD) totalizou R$ 6,631 bilhões no segundo trimestre, uma queda de 7,4% em relação ao mesmo período do ano passado e de 2,4% em comparação aos três primeiros meses deste ano. O custo do crédito diminuiu 0,8 ponto percentual, ficando em 3,7%. O índice de inadimplência, considerando atrasos superiores a 90 dias, permaneceu estável em 3,2%.

A base de clientes do Santander Brasil cresceu 6% em relação ao ano anterior, atingindo 67,2 milhões. O número de clientes ativos, porém, manteve-se estável em 31,9 milhões, um aumento em relação aos 31,1 milhões do primeiro trimestre. O banco tem implementado estratégias para atrair clientes de renda menor, como o reposicionamento de marca "free" e a isenção de anuidade de cartões. As agências também foram remodeladas para se assemelharem mais ao varejo tradicional, resultando em um aumento de 15% no faturamento das lojas reformuladas, apesar da queda de 16% no fluxo de visitantes.


Outro foco da estratégia do Santander é aumentar a principalidade, ou seja, ser o banco principal dos clientes, oferecendo múltiplos serviços. Atualmente, o banco estima que menos de 50% dos seus clientes o utilizam como instituição financeira principal.

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