O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou, nesta quarta-feira (2), a redução em 0,5 ponto percentual a taxa básica de juros no Brasil. Com isso, a nova taxa passa de 13,75% para 13,25% ao ano. Esse foi o primeiro corte de juros promovido pelo órgão em três anos.
Em um comunicado, o Copom argumentou a redução da Selic se deu em virtude da melhora no cenário para a inflação. "O Comitê avalia que a melhora do quadro inflacionário, refletindo em parte os impactos defasados da política monetária, aliada à queda das expectativas de inflação para prazos mais longos, após decisão recente do Conselho Monetário Nacional sobre a meta para a inflação, permitiram acumular a confiança necessária para iniciar um ciclo gradual de flexibilização monetária", diz trecho do comunicado.
Outro fator que influenciou a decisão do Copom foram as críticas e pressões por parte do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de membros do Governo Federal. A avaliação dos integrantes do governo é que a taxa de juros tem inibido o crescimento da economia.
A redução ficou acima das projeções do mercado financeiro, que previa um recuou de somente 0,25. Agora, conforme os analistas, poderá haver um ciclo de queda com novos recuos nos meses seguintes, setembro (0,5), novembro (0,5) e dezembro (0,5), o que pode levar a Selic a 12% ao ano em 2024.
Ver todos os comentários | 0 |