A rede de lojas Magazine Luiza somou um prejuízo real de mais de R$ 390 milhões, no primeiro trimestre de 2023, mais que o dobro da perda de R$ 160 milhões registrada no mesmo período do ano passado. O balanço foi divulgado nessa segunda-feira (15).
De acordo com a empresa, o aumento no prejuízo é resultado das despesas financeiras. As vendas totais, incluindo lojas, estoque próprio no online e o marketplace, alcançaram R$ 15,5 bilhões, avanço de 10% no período.
Devido a expansão de quase 20% na plataforma digital, no primeiro trimestre deste ano, pela primeira vez a companhia alcançou vendas no marketplace, em valor (R$ 4,3 bilhões) acima do registrado nos pontos físicos (R$ 4,2 bilhões).
Ação do STF impactou resultados
A receita líquida do grupo atingiu o patamar de R$ 9,1 bilhões, um aumento na casa de 3,5%. Um dos motivos foi o retorno do diferencial de alíquota (Difal) de ICMS nas vendas interestaduais, fazendo com que as deduções sobre a receita bruta subissem 3%.
O Difal é cobrado nas operações interestaduais destinadas ao consumidor desde 2015, no entanto, em 2021, o STF entendeu que era preciso lei complementar que o regulamentasse e algumas empresas conquistaram decisões favoráveis ao não pagamento.
Já no ano passado, o Supremo Tribunal Federal determinou a cobrança a partir de 2023.
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