Nesta quarta-feira (14), o Índice de Atividade Econômica (IBC-BR) do Banco Central, considerado “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB) registrou uma retração marginal de 0,05% em outubro, em comparação com o mês de setembro, de acordo com dados divulgados pelo BC.
Esse foi o terceiro mês seguido sem crescimento do nível de atividade da economia brasileira, conforme os dados. Na comparação com o mês de outubro do ano passado, o indicador do nível de atividade registrou crescimento de 3,68%.
O PIB é a soma dos bens e dos serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia. No terceiro trimestre deste ano, a economia brasileira cresceu em 0,4%
O mercado financeiro estima uma alta de 3,05% para o PIB deste ano e para 2023, a expectativa é de um crescimento menor, de 0,75%.
O IBC-Br do BC é um indicador criado para tentar antecipar o resultado do PIB e é uma ferramenta usada para definir taxa básica de juros do país. Neste mês, a taxa foi mantida em 13,75% ao ano, maior nível em seis anos, para tentar conter a alta dos preços.
Ver todos os comentários | 0 |