De janeiro a setembro deste ano, foram registradas mais de 3 milhões de tentativas de fraudes de identidade contra o consumidor, segundo indicador da Serasa Experian. O levantamento representa uma tentativa a cada oito segundos.
Em primeiro lugar estão as fraudes relacionadas com o segmento de bancos e cartões, que registraram 1,7 milhão de tentativas. No segundo lugar é o segmento financeiro que registrou total de 528 mil tentativas nos últimos 9 meses, seguido pelo setor de serviços, com 457 mil. Em penúltimo e último lugar. respectivamente, está o varejo, com 254 mil, e telefonia, com 79 mil.
São Paulo lidera o ranking dos estados brasileiros, com cerca de 934 mil tentativas de fraudes, seguido pelo Rio de Janeiro, com 331 mil e Minas Gerais, com 263 mil. Os últimos lugares são do Acre, com 8.432, do Amapá com 8.363 e Roraima, com 5.891.
A população mais atingida tem entre 36 e 50 anos, que totalizaram 1,1 milhão de tentativas de golpe. Pessoas acima de 60 anos apresentaram o menor indicativo, contabilizando 334 mil tentativas de fraudes.
De acordo com a Serasa, para evitar esses golpes é necessário que o consumidor só inclua dados pessoais e de cartão em sites seguros. Também é preciso tomar cuidado com links e arquivos compartilhados, que podem acabar contaminando o aparelho com vírus.
“Desconfie de ofertas com preços muito baixos. Nesses momentos, é comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas desconhecidas para tentar invadir o seu computador”, recomendou a Serasa.
Ver todos os comentários | 0 |