Ford e Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari (BA) fecharam acordo para a indenização dos cerca de 4 mil trabalhadores da fábrica que será fechada nas próximas semanas. Em assembleia de funcionários realizada na manhã desta quarta-feira, 12, houve aprovação praticamente unânime da proposta, que é similar à negociada com empregados da unidade de Taubaté (SP) há pouco mais de um mês.
Além dos direitos garantidos na rescisão de contratos, o pessoal da área de produção vai receber dois salários extras por ano trabalhado, sendo que o valor mínimo a ser recebido é de R$ 130 mil, mesmo que a conta seja inferior a esse valor e um valor fixo adicional, conforme a faixa salarial. Aos mensalistas será pago um salário a mais por ano de serviço.
Em nota, a Ford informa que também faz parte do acordo a concessão de seis meses de plano médico por meio do sindicato e uma remuneração adicional para empregados operacionais com restrição médica ocupacional.
"Além dos itens previstos no acordo, a Ford já está oferecendo um programa de qualificação dos trabalhadores e também irá oferecer um suporte para recolocação por meio da contratação de uma empresa especializada", diz a nota.
A fábrica da Bahia segue em operações parciais, produzindo peças para o mercado de reposição. O grupo já iniciou negociações para a venda do complexo de Camaçari, onde também operavam vários fornecedores de peças, e das instalações da unidade de Taubaté.
Em janeiro, a multinacional americana anunciou que deixaria de produzir veículos no Brasil, e passaria apenas a vender modelos importados da marca. Com isso, informou o fechamento da fábrica da Bahia, onde eram produzidos os modelos Ka e EcoSport, e a do interior de São Paulo, que empregava 750 pessoas e fazia motores.
A fábrica que produz os jipes Troller, em Horizonte (CE), terá as atividades encerradas no fim do ano. A montadora já tinha fechado, em 2019, a planta de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, e a área foi vendida à Construtora São José, em parceria com a Áurea Asset Management, por R$ 550 milhões, e a empresa já começou as obras para transformar o local em um grande centro logístico.
O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, Julio Bonfim, diz que, para chegar à proposta construída conjuntamente, ocorreram 33 rodadas de negociação entre as partes, após mediação feita pelo Tribunal Regional do Trabalho.
Prejuízos na região
Quando divulgou o encerramento das atividade produtivas no Brasil, em 11 de janeiro, após mais de 100 anos de atividades locais, a Ford alegou que “a decisão foi tomada à medida em que a pandemia de covid-19 amplia a persistente capacidade ociosa da indústria e a redução das vendas, resultando em anos de perdas significativas”. Nos últimos anos, o grupo vinha registrando prejuízos constantes na América do Sul.
Segundo fontes do mercado, contudo, a principal razão seria a decisão da matriz americana em produzir modelos de maior valor agregado (SUVs e picapes) e se preparar para a eletrificação de seus produtos. O Brasil não está incluído nesses projetos.
Até o momento, nem a empresa nem o sindicato divulgaram notas oficiais sobre o acordo. A Ford ainda negocia indenizações com a rede de concessionários que passa a vender bem menos modelos do que antes, quando havia produção local. Estima-se que pelo menos metade das 283 revendas fechem as portas ou passarão a representar outras marcas.
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