O delegado da Receita Federal em Teresina, Eudimar Alves Ferreira, esclareceu pontos importantes aos contribuintes em razão da prorrogação do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF deste ano ocorrido por conta da pandemia do novo coronavírus no Brasil. Agora o contribuinte tem até o dia 30 de junho para enviar a declaração.
Ele destacou que embora o momento apresentasse dificuldades para declaração dos contribuintes, o número de informação repassado à Receita Federal foi bastante positivo, algo em torno de 30%.
- Foto: Lucas Dias/GP1Delegado Eudim Ferreira
“Apesar disso, é importante registrar que o ritmo de entrega das declarações está dentro do normal até o momento, superando os números obtidos nesse período no ano passado, de modo que o ambiente de processamento das declarações continua preservado em termos de capacidade”, explicou.
Cronograma de restituições
O delegado da Receita Federal em Teresina afirmou que o órgão está buscando manter o cronograma de restituições a pagar, que é no dia 29 de maio. “É um desejo que seja mantido esse prazo de restituição. A Receita Federal está trabalhando nesse momento para garantir isso, ainda que agora esse pagamento passe a se dá com o prazo prorrogado em andamento. Aqueles que têm imposto a pagar se torna prorrogado também para 30 de junho”, completou.
Outra mudança
Para facilitar a vida do contribuinte está sendo dispensada a necessidade de se informar o número de recibo da última declaração, uma informação que geralmente as pessoas não possuem, seja porque perderam os arquivos ou porque terceirizaram essa obrigação para escritórios de contabilidade e perderam o contato.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Covid-19: Receita Federal suspende atendimentos em 9 cidades do Piauí
Governo adia prazo de declaração do Imposto de Renda para 30 de junho
Ver todos os comentários | 0 |