Duas semanas depois do início das solicitações do auxílio emergencial de R$ 600 para enfrentar a crise provocada pelo coronavírus, usuários do site e do aplicativo da Caixa estão reclamando de diversos erros no sistema.
Entre os problemas relatados estão informações desencontradas entre o site e o aplicativo do benefício, usuários com status “Contestação em análise” sem nem enviarem novos documentos e mães solteiras que não conseguem solicitar o benefício em dobro por dados inconclusivos.
O Estado entrou em contato com a Caixa Econômica para entender o que pode ter acontecido em cada um dos casos e o que o solicitante pode fazer para resolver o problema.
Por que meu pedido de auxílio emergencial foi negado?
Segundo a Caixa, só receberão o auxílio emergencial os solicitantes que se encaixarem nos critérios estabelecidos pela lei 13.982/2020. Os critérios definem que o solicitante, seja ele desempregado, trabalhador informal ou MEI (Microempreendedor Individual), deve:
-ser maior de 18 anos
-não ter emprego formal ativo
-não receber benefício previdenciário ou assistencial ou seguro-desemprego, com exceção do Bolsa Família
-ter renda familiar per capita de até meio salário mínimo (R$ 522,50) ou renda familiar total de até três salários mínimos (R$ 3.135)
-não ter recebido, em 2018, renda total superior a R$ 28.559,70
-O benefício é limitado a duas pessoas por família
Os dados coletados pelo aplicativo ou site onde é feito o cadastro são enviados para a Dataprev, que verifica se o solicitante se encaixa nos critérios e informa de volta para o banco. É também a Dataprev a responsável por indicar quem não é elegível para o auxílio e por que não é.
Então, se seus dados não estiverem dentro desses critérios, você está inelegível para receber o benefício. Caso não concorde com a análise da Dataprev, você pode fazer uma contestação no próprio aplicativo do auxílio e fazer uma nova solicitação.
Meu status está como ‘Contestação em análise’. O que é isso?
O status de “Contestação em análise” aparece quando você teve sua primeira solicitação negada e pediu uma segunda análise, ou seja, pediu a contestação do resultado anterior. De acordo com a Caixa, essa é uma nova funcionalidade adicionada ao aplicativo CAIXA | Auxílio Emergencial.
Caso o solicitante tenha o auxílio negado pelo Cadastro Único, pode fazer a segunda solicitação pelo próprio aplicativo ou site do auxílio.
Meu resultado diz ‘Dados inconclusivos’. O que eu faço?
A Caixa informou que vai liberar a consulta do resultado de análise ainda nesta semana quando receber a relação de brasileiros reprovados para o auxílio emergencial. Caso seu resultado de análise for “Dados inconclusivos”, você pode fazer uma nova solicitação do benefício.
Segundo a Caixa, há alguns motivos para o resultado da análise ser inconclusiva. São eles:
-marcação como chefe de família sem indicação de nenhum membro
-falta de inserção da informação de sexo (masculino ou feminino)
-preenchimento incorreto de dados de um membro da família, tais como CPF e data de nascimento, por exemplo
-divergência de cadastramento entre membros da mesma família
-inclusão de alguma pessoa da família com indicativo de óbito
A Caixa recomenda que, apesar de o cadastro ser individual, a família esteja reunida para informar os dados de cada membro corretamente em todos os cadastros.
O banco recebe as notificações de problemas com o sistema e outras demandas sobre o auxílio emergencial pelo telefone 111. Quando perguntada, a Caixa não informou um prazo para solução dos problemas relatados.
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