O governador Wellington Dias (PT) surpreendeu a imprensa na manhã desta segunda-feira (03), durante coletiva de imprensa após a abertura do ano legislativo na Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI). Questionado sobre as críticas do presidente Jair Bolsonaro a alguns estados que mantêm um valor considerado alto do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviço (ICMS), o governador afirmou que “o presidente Jair Bolsonaro tem razão”.
“Ele tem razão. E se quiser de verdade a redução da carga tributária, terá o apoio dos governadores e dos municípios. Todos nós sabemos que existe a necessidade de se ter a fixação de um valor para o combustível, já que na política atual de preços da Petrobras esse produto pode ou não sofrer uma variação de preço a cada 15 dias. Essa modalidade pode acabar trazendo uma insegurança para o mercado”, destacou Wellington Dias.
- Foto: Lucas Dias/GP1Governador Wellington Dias
O chefe do executivo estadual falou ainda sobre as alternativas que podem facilitar a redução do preço do combustível no Brasil, como a desvinculação do produto do dólar, moeda norte-americana que está em constante variação.
“Neste caso tem uma taxa que depende do próprio presidente da República, que é a veiculação do combustível ao dólar, ou seja, ele sempre vai variar, existe a necessidade de ter uma regra para desvincular o combustível da moeda americana. Fazendo isso ele vai resolver um dos problemas. O segundo passo, é a fixação de um preço para o combustível, para que a partir daí as alterações só aconteçam dentro da nossa realidade. A redução das taxas tributárias já está no congresso nacional para ser votada, caso sendo aprovada, só iremos ficar com o valor agregado do imposto municipal, estadual e federal”, explicou o gestor estadual.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Bolsonaro propõe mudar ICMS de diesel e gasolina
Wellington Dias não reduz ICMS para compensar alta do petróleo
Bolsonaro sugere compensar alta do petróleo com redução de ICMS
Ver todos os comentários | 0 |