Fechar
GP1

Economia e Negócios

Economia cresceu 0,3% em janeiro, aponta Monitor do PIB

Apurado pelo Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro avançou 1,1% em comparação com o mesmo mês de 2018.

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 0,3% na passagem de dezembro de 2018 para janeiro de 2019, segundo o Monitor do PIB, apurado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV). Na comparação com janeiro de 2018, a atividade econômica avançou 1,1%.

"Contudo, o que vem se observando desde o final de 2018 é uma perda de fôlego da economia explicada, principalmente pela retração da (indústria de) transformação. Esta atividade tem grande poder de impulsionar outros segmentos da economia, impactando diretamente os investimentos, que já começaram também a arrefecer. Por estas razões, a despeito das variações positivas, o cenário econômico não é animador", avaliou Claudio Considera, coordenador do Monitor do PIB-FGV, em nota oficial.


Na comparação com janeiro de 2018, houve recuos na indústria de transformação (-2,9%) e na construção (-1,5%). Os demais componentes da atividade econômica, tanto pela ótica da oferta quanto da demanda, apresentaram taxas positivas, com destaque para os avanços nas exportações (14,2%), importações (7,7%) e agropecuária (6,5%).

Em termos monetários, o PIB de janeiro totalizou aproximadamente R$ 573,5 bilhões em valores correntes.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.