Fechar
GP1

Economia e Negócios

Brasileiro se aposenta mais cedo por medo da reforma da Previdência

As pessoas que solicitaram aposentadoria por tempo de contribuição em 2017 eram mais jovens do que as que pediram o benefício em 2016.

De acordo com dados da Secretaria de Previdência, as pessoas que solicitaram aposentadoria por tempo de contribuição em 2017 eram mais jovens do que as que pediram o benefício em 2016. A idade da aposentadoria caiu de 53,25 para 52,8 anos entre as mulheres e 55,82 entre 55,57 anos para homens.

Os dados mostram uma quebra na continuidade da progressão da idade para pleitear o benefício. A última vez que houve queda das idades foi em 2008 entre homens e 2005 entre mulheres. A justificativa para a pressa do brasileiro em se aposentar se dá pela possibilidade da Reforma da Previdência.


  • Foto: Fátima Meira/Futura Press/Estadão ConteúdoMichel Temer Michel Temer

Em 2017, de 1,4 milhão de pessoas que se aposentaram, 470 alcançaram o benefício por tempo de contribuição. No ano passado o rombo do INSS atingiu o recorde de R$ 182,45 bilhões.

Reforma da Previdência

Apesar de ser uma vontade pessoal do presidente Michel Temer, a reforma da Previdência foi engavetada por falta de apoio popular e de votos na Câmara. A medida de intervenção federal na segurança do Rio de Janeiro também impedia a votação da pauta, tendo em vista que altera a Constituição.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.