De acordo com dados da Secretaria de Previdência, as pessoas que solicitaram aposentadoria por tempo de contribuição em 2017 eram mais jovens do que as que pediram o benefício em 2016. A idade da aposentadoria caiu de 53,25 para 52,8 anos entre as mulheres e 55,82 entre 55,57 anos para homens.
Os dados mostram uma quebra na continuidade da progressão da idade para pleitear o benefício. A última vez que houve queda das idades foi em 2008 entre homens e 2005 entre mulheres. A justificativa para a pressa do brasileiro em se aposentar se dá pela possibilidade da Reforma da Previdência.
- Foto: Fátima Meira/Futura Press/Estadão ConteúdoMichel Temer
Em 2017, de 1,4 milhão de pessoas que se aposentaram, 470 alcançaram o benefício por tempo de contribuição. No ano passado o rombo do INSS atingiu o recorde de R$ 182,45 bilhões.
Reforma da Previdência
Apesar de ser uma vontade pessoal do presidente Michel Temer, a reforma da Previdência foi engavetada por falta de apoio popular e de votos na Câmara. A medida de intervenção federal na segurança do Rio de Janeiro também impedia a votação da pauta, tendo em vista que altera a Constituição.
Ver todos os comentários | 0 |