Até o dia 31 de maio, os consumidores que possuem dívidas com instituições financeiras poderão renegocia-las através da internet, utilizando a plataforma online, consumidor.gov.br, disponibilizada pelo governo federal. A ação faz parte da 4ª Semana Nacional de Educação Financeira, que envolve órgãos e entidades como o Banco Central, Ministério da Justiça e Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
O consumidor que tiver interesse, deve registar seu problema na plataforma e a empresa credora tem até 10 dias para se manifestar sobre o caso. Depois da manifestação, o consumidor tem mais 20 dias para responder e classificar a demanda como resolvida ou não resolvida. A plataforma tem 377 empresas cadastradas.
- Foto: DivulgaçãoDívidas
As maiores instituições financeiras do país estão cadastrados na plataforma, segundo o secretário Nacional do Consumidor, Arthur Rollo. “Caso a dívida seja com uma instituição que não está cadastrada, o consumidor pode informar e a gente vai tentar contato”, explicou.
De acordo com a Agência Brasil, ano passado, houve 3.034 manifestações de consumidores finalizadas, com média de solução de 79,5%, de acordo com dados do Ministério da Justiça.
Ainda de acordo com o secretário, há uma força-tarefa para estimular a resolução das dívidas. Rollo ressaltou também que os Procons podem fazer a ajudar na mediação desse tipo de contato em outros períodos. “Nos Procons é desenvolvido o ano inteiro”, afirmou.
Ver todos os comentários | 0 |