Nesta terça-feira (8), o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles disse que o Brasil passa pela maior recessão desde quando o Produto Interno Bruto (PIB) passou a ser medido em 1901. “Nós vivemos a maior recessão da história do país e temos que partir dessa base realista para construir devagar a nossa retomada. Temos que ter consciência do tamanho da crise para podermos ser otimistas, porque poderemos avaliar também a velocidade da retomada e não criar expectativas de recuperação que não condizem com a realidade”, afirmou Meirelles.
De acordo com a Veja, Meirelles ainda defendeu a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que cria um teto para a elevação dos gastos públicos federais e alertou que, sem a aprovação da medida, a dívida pública brasileira logo passará de 100% do PIB, o que seria “obviamente insustentável”.
- Foto: André Dusek/Estadão ConteúdoHenrique Meirelles
“Só o aumento do déficit da Previdência nos próximos anos demandaria um acréscimo de 10% do PIB em arrecadação para financiar esse crescimento de gastos. Mas a solução não é aumentar as receitas e continuar gastando mal. A solução é a otimização do recursos públicos”, finalizou o ministro.
Ver todos os comentários | 0 |