O Concurso Unificado da Associação Piauiense de Municípios (APPM) vai oferecer 1.321 vagas em 40 municípios. O lançamento formal do edital aconteceu nesta segunda-feira, (05), na APPM, com a participação da Assessoria Jurídica da entidade, representantes das instituições organizadoras e alguns prefeitos dos municípios que aderiram ao Concurso Unificado. A publicação oficial do edital acontecerá na próxima sexta-feira, dia 09 de dezembro no Diário Oficial dos Municípios e no Portal Piauiense de Notícias (Portal APPM).
Veja aqui o Cronograma do Concurso Unificado da APPM
De acordo com o Cronograma do Concurso, as inscrições terão início no dia 12 de dezembro e prosseguem até o dia 16 de janeiro de 2012. As provas objetivas serão realizadas no dia 12 de fevereiro de 2012.
Estão previstas vagas para o ensino fundamental, médio e superior nas áreas de serviços gerais, administração, educação e saúde. O assessor jurídico da APPM, Marcos Patrício Nogueira destacou que a maioria das vagas oferecidas são da área de saúde. “Há municípios do Piauí, como o de Campo Maior que vão oferecer mais de 150 vagas só na área de saúde. Outros municípios menores vão oferecer de 10 a 15 vagas”, informa.
O certame será realizado por quatro instituições (Instituto CONSEP, Machado de Assis, Vicente Neto e Fundelta), que foram escolhidas através de licitação, por meio de pregão presencial, para garantir mais transparência e lisura na realização. Os 40 municípios participantes estão divididos em quatro regiões do Piauí (Sul, Norte, Grande Teresina e Grande Picos) e cada instituição organizadora está responsável por uma região.
O Concurso Unificado da APPM é acompanhado e fiscalizado pelo Ministério Púbico do Estado do Piauí. Segundo Marcos Patrício, o edital foi avaliado pelo MPE, para evitar problemas na realização do concurso. O assessor destacou ainda a atuação do promotor de Justiça, Fernando Santos na fiscalização do concurso e do Ministério Público Federal do Trabalho e do Tribunal de Contas do Estado (TCE). “Esse Concurso terá muita transparência, porque todos os atos serão publicados no Portal APPM, no site do Tribunal de Contas e dos Institutos realizadores do concurso”, relata.
O assessor informou ainda as vantagens da realização do Concurso Unificado para os municípios e para os concurseiros. “Há vantagens administrativas, políticas e funcionais, pois tira a total responsabilidade do prefeito de realização do concurso, dando a ele mais autonomia e menos pressão social da figura do gestor. Outra vantagem é o processo de acompanhamento e controle externo, prevendo que dificilmente haja problemas com o poder judiciário. E por fim, Havendo o concurso em vários municípios ao mesmo tempo, os candidatos que participam são aqueles que realmente desejam ficar naquele município”, destaca Marcos Patrício.
Os municípios participantes não terão custos com a realização do Concurso Unificado da APPM, que será totalmente mantido pela arrecadação.
Veja aqui o Cronograma do Concurso Unificado da APPM
De acordo com o Cronograma do Concurso, as inscrições terão início no dia 12 de dezembro e prosseguem até o dia 16 de janeiro de 2012. As provas objetivas serão realizadas no dia 12 de fevereiro de 2012.
Estão previstas vagas para o ensino fundamental, médio e superior nas áreas de serviços gerais, administração, educação e saúde. O assessor jurídico da APPM, Marcos Patrício Nogueira destacou que a maioria das vagas oferecidas são da área de saúde. “Há municípios do Piauí, como o de Campo Maior que vão oferecer mais de 150 vagas só na área de saúde. Outros municípios menores vão oferecer de 10 a 15 vagas”, informa.
O certame será realizado por quatro instituições (Instituto CONSEP, Machado de Assis, Vicente Neto e Fundelta), que foram escolhidas através de licitação, por meio de pregão presencial, para garantir mais transparência e lisura na realização. Os 40 municípios participantes estão divididos em quatro regiões do Piauí (Sul, Norte, Grande Teresina e Grande Picos) e cada instituição organizadora está responsável por uma região.
O Concurso Unificado da APPM é acompanhado e fiscalizado pelo Ministério Púbico do Estado do Piauí. Segundo Marcos Patrício, o edital foi avaliado pelo MPE, para evitar problemas na realização do concurso. O assessor destacou ainda a atuação do promotor de Justiça, Fernando Santos na fiscalização do concurso e do Ministério Público Federal do Trabalho e do Tribunal de Contas do Estado (TCE). “Esse Concurso terá muita transparência, porque todos os atos serão publicados no Portal APPM, no site do Tribunal de Contas e dos Institutos realizadores do concurso”, relata.
O assessor informou ainda as vantagens da realização do Concurso Unificado para os municípios e para os concurseiros. “Há vantagens administrativas, políticas e funcionais, pois tira a total responsabilidade do prefeito de realização do concurso, dando a ele mais autonomia e menos pressão social da figura do gestor. Outra vantagem é o processo de acompanhamento e controle externo, prevendo que dificilmente haja problemas com o poder judiciário. E por fim, Havendo o concurso em vários municípios ao mesmo tempo, os candidatos que participam são aqueles que realmente desejam ficar naquele município”, destaca Marcos Patrício.
Os municípios participantes não terão custos com a realização do Concurso Unificado da APPM, que será totalmente mantido pela arrecadação.
Mais conteúdo sobre:
Ver todos os comentários | 0 |