O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central aumentou a taxa Selic em 0,25 ponto percentual , durante reunião nesta quarta-feira (18). Com isso, a taxa básica de juros da economia sobe de 10,5% para 10,75% .

Esse é o primeiro aumento de juros desde agosto de 2022 e o primeiro deste mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Banco Central

A decisão pela elevação da Selic foi unânime, apoiada pelos oito membros do Copom, todos diretores do Banco Central: Roberto Campos Neto (presidente), Ailton de Aquino Santos, Carolina de Assis Barros, Diogo Abry Guillen, Gabriel Muricca Galípolo, Otávio Ribeiro Damaso, Paulo Picchetti, Renato Dias de Brito Gomes e Rodrigo Alves Teixeira.

Em comunicado divulgado após a reunião do Copom, o Banco Central esclareceu que o colegiado considerou a evolução do processo de desinflação e o balanço de riscos.

“O ritmo de ajustes futuros na taxa de juros e a magnitude total do ciclo ora iniciado serão ditados pelo firme compromisso de convergência da inflação à meta e dependerão da evolução da dinâmica da inflação, em especial dos componentes mais sensíveis à atividade econômica e à política monetária, das projeções de inflação, das expectativas de inflação, do hiato do produto e do balanço de riscos”, diz o comunicado do BC.

IPCA

Os analistas dos bancos estimam um IPCA de 4,35% para 2024, de 3,95% para 2025 e de 3,61% para 2026.