O Banco Central (BC) confirmou, nessa quinta-feira (15), o vazamento de dados pessoais vinculados a mais de 8 mil chaves Pix de clientes do banco BTG Pactual. De acordo com a instituição, o fato ocorreu devido a falhas pontuais nos sistemas, com as informações sendo expostas entre os dias 23 de julho e 5 de agosto.

Os dados vazados foram apenas de natureza cadastral, como nome de usuário, CPF com alguns números ocultos, agência, número e tipo da conta. Ainda conforme o BC, não foram expostos dados sensíveis como senhas, saldos financeiros ou informações de movimentações.

Em nota, o BTG Pactual declarou que “identificou consultas pontuais, a partir da utilização de números de CPFs obtidos fora do sistema do banco, que permitiram a visualização unicamente dos dados de agência e conta-corrente vinculados a esses respectivos CPFs”. Além disso, o banco informou que restringiu o acesso a essas informações imediatamente.

As pessoas que tiveram seus dados expostos serão notificadas por meio do aplicativo da instituição. Segundo o Banco Central, não serão usados outros meios de comunicação aos usuários afetados, como SMS ou e-mail.