A empresa Âmbar Energia, integrante do grupo J&F dos irmãos Batista, concluiu a compra da Usina Elétrica a Gás de Araucária (UEGA), por R$ 395 milhões. O ativo pertencia à Companhia Paranaense de Energia (Copel) e à Petrobras, com participações de 81,2% e 18,8%, respectivamente.

A Âmbar já é possuidora da UTE Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, conectada às reservas de gás da Argentina e da UTE Cuiabá, no Mato Grosso, ligada às bacias de gás da Bolívia por gasodutos próprios. Com essa última compra, o domínio da companhia em poços de petróleo e gás na América do Sul aumenta.

“Esta operação amplia de forma significativa nosso parque gerador a gás natural, o combustível fundamental para a transição energética segura”, afimrou o presidente da Âmbar Energia, Marcelo Zanatta.

UEGA

Inaugurada em 2022, a usina está interligada às reservas de gás do Brasil e da Bolívia e está localizada em ponto estratégico. A UEGA é uma usina de geração a gás natural com capacidade instalada de 484,15 megawatts (MW), que opera em ciclo combinado com duas turbinas a gás e uma turbina a vapor.

A usina desempenha um papel importante na geração de energia para o Sistema Interligado Nacional, próximo a Curitiba. O município é um grande centro consumidor de energia.